PKS Cause – Volta ao Mundo com Parkinson arranca no dia onze de Abril
O Dia Mundial do Parkinson, vai ser o “Dia D” para Ricardo Oliveira. Vai partir em direção à Polónia, para apoiar pessoas que, como ele, padecem de Parkinson.
Onze de Abril é um dia importante para os doentes de Parkinson e por isso mesmo Ricardo Oliveira vai arrancar em direção à Polónia, depois dos vários adiamentos que o projeto PKS Cause – Volta ao Mundo com Parkinson teve.
“De facto este projeto tem sofrido vários contratempos. Antes de mais, o contratempo invertido, que é o facto de eu ter contraído Parkinson. Depois foi a pandemia do COVID-19 e os problemas burocráticos com a homologação da carrinha. Depois de tantas contrariedades, não seria uma guerra que me ia parar. Bem pelo contrário, a guerra que infelizmente grassa na Ucrânia, é para mim um incentivo para partir e para ir dar apoio aos que, como eu, sofrem de Parkinson e necessitam de apoio especial. Este é o meu primeiro objetivo.”
Ricardo Oliveira lançou o projeto PKS Cause – Volta ao Mundo com Parkinson, com o objetivo de ajudar outros que como ele, pelo mundo fora, combatem o Parkinson. Assim decidiu preparar uma carrinha Mercedes Sprinter 317 e uma Moto KTM 390 ADV, que vão ser os veículos que o vão levar numa volta ao planeta.
"Quero estar perto das comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo e disponível para levar a minha mensagem a todo o lado.” Realça Ricardo Oliveira, que acrescenta ainda que “neste momento o meu foco, não é fazer planos de viagem. Aprendi nestes últimos anos que não vale a pena. O meu foco é ir para a Polónia auxiliar aqueles que têm necessidades especiais, estar presente para dar uma palavra amiga, para ser um exemplo e dessa forma dar a minha ajuda para combater o Parkinson, este contratempo invertido.”
O Dia Mundial do Parkinson reveste-se assim de uma importância especial para Ricardo Oliveira e, certamente para muitos mais anónimos por esse mundo fora.
O projeto PKS Cause – Volta ao Mundo com Parkinson, tem data de arranque marcada e parte com uma frase muito especial de Ricardo Oliveira:
“Se a vida te dá limões não faças limonada, faz uma torta bem suculenta e vai partilhá-la com quem precisa.”
Ricardo Olveira