Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.

PKS Cause

PKS Cause – Volta ao Mundo com Parkinson arranca no dia onze de Abril

O Dia Mundial do Parkinson, vai ser o “Dia D” para Ricardo Oliveira. Vai partir em direção à Polónia, para apoiar pessoas que, como ele, padecem de Parkinson.

Onze de Abril é um dia importante para os doentes de Parkinson e por isso mesmo Ricardo Oliveira vai arrancar em direção à Polónia, depois dos vários adiamentos que o projeto PKS Cause – Volta ao Mundo com Parkinson teve.

“De facto este projeto tem sofrido vários contratempos. Antes de mais, o contratempo invertido, que é o facto de eu ter contraído Parkinson. Depois foi a pandemia do COVID-19 e os problemas burocráticos com a homologação da carrinha. Depois de tantas contrariedades, não seria uma guerra que me ia parar. Bem pelo contrário, a guerra que infelizmente grassa na Ucrânia, é para mim um incentivo para partir e para ir dar apoio aos que, como eu, sofrem de Parkinson e necessitam de apoio especial. Este é o meu primeiro objetivo.”

Ricardo Oliveira lançou o projeto PKS Cause – Volta ao Mundo com Parkinson, com o objetivo de ajudar outros que como ele, pelo mundo fora, combatem o Parkinson. Assim decidiu preparar uma carrinha Mercedes Sprinter 317 e uma Moto KTM 390 ADV, que vão ser os veículos que o vão levar numa volta ao planeta.

"Quero estar perto das comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo e disponível para levar a minha mensagem a todo o lado.” Realça Ricardo Oliveira, que acrescenta ainda que “neste momento o meu foco, não é fazer planos de viagem. Aprendi nestes últimos anos que não vale a pena. O meu foco é ir para a Polónia auxiliar aqueles que têm necessidades especiais, estar presente para dar uma palavra amiga, para ser um exemplo e dessa forma dar a minha ajuda para combater o Parkinson, este contratempo invertido.”

O Dia Mundial do Parkinson reveste-se assim de uma importância especial para Ricardo Oliveira e, certamente para muitos mais anónimos por esse mundo fora.

O projeto PKS Cause – Volta ao Mundo com Parkinson, tem data de arranque marcada e parte com uma frase muito especial de Ricardo Oliveira:

“Se a vida te dá limões não faças limonada, faz uma torta bem suculenta e vai partilhá-la com quem precisa.”

PKScause3 Ricardo Olveira

Burocracia atrasa PKSCause… de novo

A Volta ao Mundo com Parkinson 2021/2025 só vai arrancar em 2022, devido a mais um atraso na homologação da carrinha, que vai ser a casa e o meio de transporte de Ricardo Oliveira.

A partida esteve marcada para 31 de Julho passado, mas um atraso na homologação da carrinha ditou o adiamento da partida. Neste momento Ricardo Oliveira está com o projecto suspenso, quase cinco meses volvidos e ainda não tem os documentos que lhe permitirão circular.

“Tenho consciência de que estamos num período muito complicado e que a actual situação pandémica é um forte impedimento para a minha partida. No entanto seria importante que eu já pudesse rodar com a carrinha, testá-la para reduzir as hipóteses de falha durante a viagem. No entanto, sem documentos não o posso fazer e neste momento todos documentos que me vão permitir circular estão nas mãos do IMT."

Recorde-se que Ricardo Oliveira é doente parkinsónico e lançou o projecto PKS Cause - Volta ao Mundo com Parkinson, com o objectivo de despertar consciências e fundamentalmente apoiar outros que, como ele, sofrem de Parkinson. Para tal vai lançar-se, prevê, à “conquista” de 35 países, rodando mais de 22 mil quilómetros. Com ele leva uma mensagem: “Parkinson não é uma sentença. Parkinson é uma viagem. Parkinson é um contratempo invertido.”

A partida está agora prevista para o início da Primavera, “assim a pandemia o permita”.

"Resumindo, não tive muita sorte na escolha do ano para realizar o meu sonho, a minha doença não permite stresses, confusões, nervosismo, tudo isto me cria ansiedade, tudo que eu devo evitar, mesmo assim estamos na luta!" Remata Ricardo Oliveira.

PKS Cause - Volta ao Mundo com Parkinson 2021/2025 é apoiada por NORS, PRIO, ALANOL, NASAMOTOR, PMC Madeira, WORK VIEW, CADEINOR, CNS, MEDTRONIC, JMSEGUROS, COSTAPAIVA, FOCO CRIATIVO, BERCI, COMPLETA MENTE, Lda  e muitos outros que ainda se vão juntar a este projecto. 

PKScause1 Ricardo Oliveira 

PKS Cause falha a partida

Ricardo Oliveira anunciou hoje (quinta-feira, 29 de Julho), que vai ter que adiar a partida para a  Volta ao Mundo com Parkinson 2021/2025, devido a um atraso na homologação da carrinha.

O anúncio foi feito ao princípio da tarde, no Porto Canal, quando Ricardo Oliveira participava no programa “Consultório”, cujo tema era o Parkinson.

“Tinha marcado para o próximo dia 31, a saída. Mas além de não termos ainda a “licença” do IMTT, para podermos circular com a carrinha completamente legalizada e podermos circular em Portugal e, mais importante, no estrangeiro, estamos à espera dessa legalização e também para nos afastarmos um bocadinho do COVID-19, o meu próprio médico disse que não seria correcto, nem sensato sairmos com esta crise. Estar em casa a preparar a carrinha ou ficar em Espanha, ou em França à espera que passe, é melhor ficar em casa.”

Ricardo Oliveira aguarda a homologação da carrinha e, uma vez cumprida essa formalidade, vai fazer um teste em Portugal, antes de cruzar a fronteira e lançar-se à “conquista” de 35 países, rodando mais de 22 mil quilómetros.

Apesar do adiamento, a partida está para breve, cumprindo-se a vontade que Ricardo Oliveira tem em combater e divulgar o Parkinson. Com estes objectvo na mira, vai-se cumprir a Volta ao Mundo com Parkinson 2021/2025.

PKS Cause - Volta ao Mundo com Parkinson 2021/2025 é apoiada por NORS, PRIO, ALANOL, NASAMOTOR, PMC Madeira, WORK VIEW, CADEINOR, CNS, MEDTRONIC, JMSEGUROS, COSTAPAIVA, FOCO CRIATIVO, BERCI e muitos outros que ainda se vão juntar a este projeto. 

PKScause3 Ricardo Oliveira, "motard" confesso, vai usar uma KTM 390 ADV nas deslocações curtas, quando não possível usar a Mercedes Sprinter 317, com que se vai lançar na Volta ao Mundo com Parkinson 2021/2025

É já no dia 31!

O último dia de Julho vai ser o primeiro da nova vida de Ricardo Oliveira, que no dia 31 vai iniciar a Volta ao Mundo com Parkinson 2021/2025.
 
PKS Cause - Volta ao Mundo com Parkinson 2021/2025 é o nome do projeto com que Ricardo Oliveira pretende despertar consciências e fundamentalmente apoiar outros que, como ele, sofrem de Parkinson e dessa forma, no dia 31 de Julho parte para uma viagem de quatro anos, à volta do Mundo.
 
“Parkinson não é uma sentença. Parkinson é uma viagem. Parkinson é um contratempo invertido.” É com este espírito que Ricardo Oliveira encara o Parkinson e esta é a mensagem que quer levar por todo o mundo, ou quase.
 
A viagem vai começar pela Europa e não tem um plano completamente definido. Neste momento apenas tem a certeza de que vai atravessar Espanha e depois França. “Não quero fazer planos, pois pretendo estar muito disponível para todos quantos como eu sofrem de Parkinson. Quero estar perto das comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo e disponível para levar a minha mensagem a todo o lado.” Realça Ricardo Oliveira, que acrescenta ainda que “neste momento só tenho a certeza de que vou começar pela Europa, além disso, a actual situação pandémica, também não nos permite planear a longo prazo.”
 
Nos próximos quatro anos, uma van vai ser a casa de Ricardo Oliveira, o meio de transporte que o levará ao encontro de tantos e o local onde será acompanhado pelo seu médico assistente, que à distância vai monitorizar a saúde do aventureiro. “Sim parto à aventura, com a certeza de que vou estar sempre acompanhado e a ser monitorizado. As tecnologias actuais permitem-no e dessa forma vou reduzir os riscos desta viagem.”
 
PKS Cause - Volta ao Mundo com Parkinson 2021/2025 é apoiada por NORS, PRIO, ALANOL, NASAMOTOR, PMC Madeira, WORK VIEW, CADEINOR, CNS, MEDTRONIC, JMSEGUROS, COSTAPAIVA, FOCO CRIATIVO, BERCI e muitos outros que ainda se vão juntar a este projeto. 
 
PKScause1 PKScause2 PKScause3 
Ricardo Oliveira junto à casa e meios de transporte, veículos para levar a mensagem da luta contra o Parkinson, aos quatro cantos do mundo, nos próximos quatro anos.
 

Dar a volta ao Mundo por uma causa

 

PARKINSON - The Van Tour World Cause é o nome do projeto com que Ricardo Oliveira pretende despertar consciências e fundamentalmente apoiar outroa que, como ele, sofrem de Parkinson.

“Parkinson não é uma sentença. Parkinson é uma viagem. Parkinson é um contratempo invertido.” É com este espírito que Ricardo Oliveira encara o Parkinson e esta é a mensagem que quer levar por todo o mundo, ou quase.

A ideia é fazer uma "circum navegação" terrestre, aos comandos de uma autocaravana, visitando os cinco continentes e levando consigo, mais do que uma mensagem, um espírito:

“E assim nasceu a Volta ao Mundo de Autocaravana (Viagem de um contratempo invertido), com o objetivo de espalhar e divulgar por todo o Mundo mais informação sobre a doença de Parkinson e ao mesmo tempo mostrar um bocadinho do meu país, da minha terra!”

Ricardo Oliveira é um desses espíritos inquietos, que lança novos desafios a si próprio e entende que parar é algo de impensável, pois a vida faz-se de movimento. Empreendedor, ex-piloto de ralis, modalidade em que além da própria carreira geriu também as carreiras de novos valores, apaixonado pelo mar e pela navegação, lançou-se no novo desafio de criar uma empresa dedicada à vela.

Depois, veio o Parkinson e Ricardo assumiu o que para muitos pode ser um fim, como um recomeço, um novo desafio a vencer.

“Se a vida te dá limões não faças limonada, faz uma torta dessas bem suculenta e vai partilhá-la com quem precisa.” Este é o espírito que faz com que Ricardo não pare e reúna simpatia a apoios em redor deste projeto.

Pedro Abrunhosa é um desses.

“Os que me conhecem sabem bem as aventuras que já vivi, os caminhos que já percorri, os mares que já naveguei e os milhares de amigos que fiz ao longo destes anos todos. Desta vez o inimigo é forte, é duro, é rígido, é mesmo assustador… mas nem assim desisti nem desistirei de perseguir os meus objetivos e os meus sonhos!” Afirma Ricardo Oliveira.

Pedro Abrunhosa é um desses amigos. Conheceu Ricardo, conheceu o projeto e não pôde deixar de apadrinhar PARKINSON - The Van Tour World Cause, sendo assim um dos rostos mais conhecidos de quantos apoiam Ricardo Oliveira, mas muitas outras pessoas conhecidas e não conhecidas se juntaram e já fazem parte desta Family PKS. O projeto está no "cais de partida" e a cada dia que passa, estamos mais perto de ver PARKINSON - The Van TOur World Cause lançar-se à conquita do Mundo.

Ricardo Oliveira Ricardo Oliveira 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.