PKS Cause falha a partida

Ricardo Oliveira anunciou hoje (quinta-feira, 29 de Julho), que vai ter que adiar a partida para a  Volta ao Mundo com Parkinson 2021/2025, devido a um atraso na homologação da carrinha.

O anúncio foi feito ao princípio da tarde, no Porto Canal, quando Ricardo Oliveira participava no programa “Consultório”, cujo tema era o Parkinson.

“Tinha marcado para o próximo dia 31, a saída. Mas além de não termos ainda a “licença” do IMTT, para podermos circular com a carrinha completamente legalizada e podermos circular em Portugal e, mais importante, no estrangeiro, estamos à espera dessa legalização e também para nos afastarmos um bocadinho do COVID-19, o meu próprio médico disse que não seria correcto, nem sensato sairmos com esta crise. Estar em casa a preparar a carrinha ou ficar em Espanha, ou em França à espera que passe, é melhor ficar em casa.”

Ricardo Oliveira aguarda a homologação da carrinha e, uma vez cumprida essa formalidade, vai fazer um teste em Portugal, antes de cruzar a fronteira e lançar-se à “conquista” de 35 países, rodando mais de 22 mil quilómetros.

Apesar do adiamento, a partida está para breve, cumprindo-se a vontade que Ricardo Oliveira tem em combater e divulgar o Parkinson. Com estes objectvo na mira, vai-se cumprir a Volta ao Mundo com Parkinson 2021/2025.

PKS Cause - Volta ao Mundo com Parkinson 2021/2025 é apoiada por NORS, PRIO, ALANOL, NASAMOTOR, PMC Madeira, WORK VIEW, CADEINOR, CNS, MEDTRONIC, JMSEGUROS, COSTAPAIVA, FOCO CRIATIVO, BERCI e muitos outros que ainda se vão juntar a este projeto.

PKScause3 Ricardo Oliveira, "motard" confesso, vai usar uma KTM 390 ADV nas deslocações curtas, quando não possível usar a Mercedes Sprinter 317, com que se vai lançar na Volta ao Mundo com Parkinson 2021/2025

É já no dia 31!

O último dia de Julho vai ser o primeiro da nova vida de Ricardo Oliveira, que no dia 31 vai iniciar a Volta ao Mundo com Parkinson 2021/2025.

PKS Cause - Volta ao Mundo com Parkinson 2021/2025 é o nome do projeto com que Ricardo Oliveira pretende despertar consciências e fundamentalmente apoiar outros que, como ele, sofrem de Parkinson e dessa forma, no dia 31 de Julho parte para uma viagem de quatro anos, à volta do Mundo.

“Parkinson não é uma sentença. Parkinson é uma viagem. Parkinson é um contratempo invertido.” É com este espírito que Ricardo Oliveira encara o Parkinson e esta é a mensagem que quer levar por todo o mundo, ou quase.

A viagem vai começar pela Europa e não tem um plano completamente definido. Neste momento apenas tem a certeza de que vai atravessar Espanha e depois França. “Não quero fazer planos, pois pretendo estar muito disponível para todos quantos como eu sofrem de Parkinson. Quero estar perto das comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo e disponível para levar a minha mensagem a todo o lado.” Realça Ricardo Oliveira, que acrescenta ainda que “neste momento só tenho a certeza de que vou começar pela Europa, além disso, a actual situação pandémica, também não nos permite planear a longo prazo.”

Nos próximos quatro anos, uma van vai ser a casa de Ricardo Oliveira, o meio de transporte que o levará ao encontro de tantos e o local onde será acompanhado pelo seu médico assistente, que à distância vai monitorizar a saúde do aventureiro. “Sim parto à aventura, com a certeza de que vou estar sempre acompanhado e a ser monitorizado. As tecnologias actuais permitem-no e dessa forma vou reduzir os riscos desta viagem.”

PKScause1 PKScause2 PKScause3
Ricardo Oliveira junto à casa e meios de transporte, veículos para levar a mensagem da luta contra o Parkinson, aos quatro cantos do mundo, nos próximos quatro anos.

Dar a volta ao Mundo por uma causa

PARKINSON - The Van Tour World Cause é o nome do projeto com que Ricardo Oliveira pretende despertar consciências e fundamentalmente apoiar outroa que, como ele, sofrem de Parkinson.

A ideia é fazer uma "circum navegação" terrestre, aos comandos de uma autocaravana, visitando os cinco continentes e levando consigo, mais do que uma mensagem, um espírito:

“E assim nasceu a Volta ao Mundo de Autocaravana (Viagem de um contratempo invertido), com o objetivo de espalhar e divulgar por todo o Mundo mais informação sobre a doença de Parkinson e ao mesmo tempo mostrar um bocadinho do meu país, da minha terra!”

Ricardo Oliveira é um desses espíritos inquietos, que lança novos desafios a si próprio e entende que parar é algo de impensável, pois a vida faz-se de movimento. Empreendedor, ex-piloto de ralis, modalidade em que além da própria carreira geriu também as carreiras de novos valores, apaixonado pelo mar e pela navegação, lançou-se no novo desafio de criar uma empresa dedicada à vela.

Depois, veio o Parkinson e Ricardo assumiu o que para muitos pode ser um fim, como um recomeço, um novo desafio a vencer.

“Se a vida te dá limões não faças limonada, faz uma torta dessas bem suculenta e vai partilhá-la com quem precisa.” Este é o espírito que faz com que Ricardo não pare e reúna simpatia a apoios em redor deste projeto.

Pedro Abrunhosa é um desses.

“Os que me conhecem sabem bem as aventuras que já vivi, os caminhos que já percorri, os mares que já naveguei e os milhares de amigos que fiz ao longo destes anos todos. Desta vez o inimigo é forte, é duro, é rígido, é mesmo assustador… mas nem assim desisti nem desistirei de perseguir os meus objetivos e os meus sonhos!” Afirma Ricardo Oliveira.

Pedro Abrunhosa é um desses amigos. Conheceu Ricardo, conheceu o projeto e não pôde deixar de apadrinhar PARKINSON - The Van Tour World Cause, sendo assim um dos rostos mais conhecidos de quantos apoiam Ricardo Oliveira, mas muitas outras pessoas conhecidas e não conhecidas se juntaram e já fazem parte desta Family PKS. O projeto está no "cais de partida" e a cada dia que passa, estamos mais perto de ver PARKINSON - The Van TOur World Cause lançar-se à conquita do Mundo.

Ricardo Oliveira Ricardo Oliveira