O documentário vencedor de vários prémios internacionais, vai ser apresentado no próximo dia 16, às 21h30 no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo.
“O Nosso Caminho” é um documentário realizado por Pedro Gil de Vasconcelos, que relata a experiência de fazer o Caminho de Santiago, centrado nas vivências de quem apoia os peregrinos, mas também nas motivações de quem o faz.
O filme, estreado em Munique, na Alemanha, em Agosto de 2023, até à data venceu 18 prémios internacionais nos cinco continentes, destacando-se as vitórias em Munique, Paris, Auckland, Rio de Janeiro, Nova Iorque e Hollywood, entre outros.
Após a mostra do documentário, o autor vai também apresentar o livro “Caminhos Que Faço Meus” em que partindo da experiência de realizar o Caminho Primitivo, relata sensações e memórias do Caminho e de outras paragens. “Caminhos Que Faço Meus” é uma edição de Ego Editora.
Esta acção integra o programa do II Fórum Peregrino, que vai ter lugar em Viana do Castelo, nos próximos dias 16 e 17 de maio, organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.
“O Nosso Caminho”, sinopse
“Uma viagem de mil milhas inicia-se com um passo.“ - Lao Tzu
Desta forma é lançado o mote para a acção que se vai desenrolar ao longo de 250 quilómetros de jornada, pelo Caminho de Santiago Português Central.
A narrativa é lançada em redor de factos históricos e de lendas relevantes para os territórios, além dos testemunhos dos peregrinos, tornando-se desta forma num registo de motivações, na primeira pessoa, para o início do caminho.
O documentário fecha após a chegada a Santiago de Compostela, com um último registo: o da conclusão da experiência, contada igualmente na primeira pessoa.
“Caminhos Que Faço Meus”, sinopse
Reza a lenda que, no século IX, quando ouviu falar da descoberta dos restos mortais de Santiago, o rei Afonso II das Astúrias se deslocou de Oviedo ao bosque do Libredón para os ver com os próprios olhos.
O seu percurso viria a ficar conhecido como o Caminho Primitivo, já que este terá sido o primeiro Caminho a ser percorrido com o objetivo de ir ver o sepulcro do apóstolo. Mil e duzentos anos depois, à semelhança de muitos outros peregrinos, Pedro Gil de Vasconcelos decide percorrer este mesmo trajeto, de botas nos pés e bastões nas mãos.
As suas memórias são a sua companhia ao longo dos 320 km que separam a capital das Astúrias da capital da Galiza.
Evento: Mostra de "O Nosso Caminho" e apresentação de "Caminhos que Faço Meus"
Local: Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo.
Data e hora: 16 de Maio às 21h30
Entrada Livre