FET

Lightenjin premiada com “Defying Lighting”

logo

O mais recente vídeo promocional da marca, estreado no início deste mês de março no maior evento mundial dedicado à iluminação, o Light & Building em Frankfurt, arrecadou já cinco prémios em Paris, Londres, Veneza, Nova Iorque e Hollywood.

Lightenjin é uma marca portuguesa inteiramente dedicada à iluminação, que desenvolve, produz e fornece soluções criadas à medida de uma cidade, ou de uma sala, para clientes que procuram qualidade, eficiência e sustentabilidade.

“Defying Lighting”, que se traduz como “definindo a iluminação” é o mais recente vídeo promocional da marca e nele, pretende-se mostrar a luz como elemento de criação e de evolução, apresentado depois a marca como criadora de soluções eficientes, devidamente testadas em laboratório e que se define na sustentabilidade e respeito pelo meio-ambiente.

Segundo José Mota, administrador da Lightenjin, “queríamos ter um vídeo que pudesse ser o nosso cartão de visita no mercado internacional. Algo que tivesse impacto visual, que se afastasse do obvio e do normal vídeo institucional. Parece-me que fizemos uma aposta certa e os prémios recentes, aparentemente, comprovam-no.”

O vídeo tem assinatura de Pedro Gil de Vasconcelos, autor de programas de televisão como “Romaria do Meu Coração” e de documentários como “O Nosso Caminho” ou “The Magic is Lost”, também premiados internacionalmente.

“Parti da frase, “no início era o Verbo” e desta desenvolvi o conceito que nos leva à frase final, “e fez-se luz”, transformando, de seguida, a palavra “luz”, no logotipo da Lightenjin. Dessa forma quis contar uma história em que a luz fosse elemento criador, estivesse sempre presente e em que a Lightenjin se apresentasse como o protagonista.” Explicou o realizador.

Até à data, “Defying Lighting” venceu como melhor filme experimental no Paris Film Awards e como melhor super curta-metragem no Grand Prix of Italy in Venice, no London Movie Awards, New York Movie Awards e Hollywood Gold Awards.

Lightenjin peça de iluminação   Lightenjin gravação   Lightenjin lab

Lightenjin velas

Romaria do Meu Coração

RdMC

A noite de 28 para 29 de agosto significa festa “rija” no Alto Minho, com o Mosteiro de São João, em Arga de Baixo, concelho de Valença, a tornar-se no placo de uma das mais castiças e singulares festas do Alto Minho. No próximo “Romaria do Meu Coração” vai ser o tema central do programa, que na segunda parte vai recordar os melhores momentos dos 12 episódios anteriores. Vai para o ar no próximo sábado, dia 2 de março, pelas 11h45, na RTP1.

"Romaria do Meu Coração" é um magazine documental em que as festas tradicionais, tantas vezes as menos conhecidas e sempre as dotadas de marcas distintivas, são mostradas ao público pelos olhos de um habitante local, alguém que conhece como ninguém as tradições e os “protagonistas” de cada festa.

Este é um formato original da Completa Mente, criado e realizado por Pedro Gil de Vasconcelos.

“Confesso-me completamente fascinado com as festas e romarias e por isso desenvolvemos este programa, em que as queremos abordar de forma séria, ir em busca das tradições, das lendas que as sustentam. Fomos de Norte a Sul e de Este a Oeste ao encontro de quem festeja, para saber como festejam, que tradições suportam o festejo, o que comem, o que fazem.” Declara o criador do formato.

A RTP foi, naturalmente, o canal que acolheu o projeto.

“Sim, encontramos um “porto seguro” na RTP. Entendo este projeto como algo que pode ser um registo para memória futura, um espelho do melhor que as tradições portuguesas têm para nos dar e, por isso, o Romaria do Meu Coração é, antes de mais, serviço público.” Rematou Pedro Gil de Vasconcelos.

A produção de Romaria do Meu Coração arrancou em 2019, tendo ficado suspensa durante o confinamento motivado pelo COVID-19.

Os primeiros cinco episódios foram emitidos em dezembro de 2020 e em cada eram apresentadas duas romarias, ou festas diferentes, tendo o formato captado a simpatia do público, com as audiências a situarem-se entre os sete e os onze porcento.

Terminadas as restrições motivadas pela pandemia, as gravações foram retomadas em 2022, tendo sido retomada a emissão no passado dia 13 de janeiro, programa que teve como temas a Procissão dos Sete Passos, em Freixo de Espada à Cinta e a Procissão da Mãe Soberana, em Loulé, tendo atingido um share de 8,2, com mais de 209 mil espectadores.

Seguiram-se as Festas do Junho, em Amarante, com toda a animação que os bombos levam até às ruas amarantinas e a originalidade da doçaria dedicada a São Gonçalo, padroeiro das festas. A segunda parte desse programa foi preenchida com Procissão do Senhor dos Passos, e as tradições relacionadas com a Semana Santa do Sardoal.

Depois, na emissão do passado dia 27 de janeiro, os temas foram as Festas Populares de São Pedro, no Montijo, com procissões e largadas de touros, tendo-se seguido a Nossa Senhora Aparecida, em Torno, Lousada, onde a tradição motociclística, teve um destaque muito especial.

Na emissão de dia três de fevereiro, foram abordadas a Festa das Cruzes, com o desfile de coros de Cante Alentejano, em Vila Nova de São Bento, Serpa, e a Feira e Procissão da Senhora da Ouvida, em Colo de Pito, Castro Daire.

No dia 10 de fevereiro, foi abordada a Romaria de Nossa Senhora de Antime, uma manifestação única de fé, que prova que Fafe não é só uma terra de ralis e de boa gastronomia e a Mouriscada e Bugiada que todos os dias de São João, enche de cor e alegria, as ruas de Sobrado, em Valongo.

A 17 de fevereiro, estiveram em foco a Via Sacra de Festas de Nossa do Pranto, em Dornes, Ferreira do Zêzere e a Romaria a Cavalo, que parte da Moita e segue até Viana do Alentejo, numa manifestação única que une a fé e as artes equestres.

As Festas de Nossa Senhora da Bonança e da Senhora da Ínsua, em Vila Praia de Âncora e Festas da Senhora da Pena, em Mouçós, Vila Real, foram o tema da emissão do passado sábado, dia 23 de fevereiro.

“Pelas reações que tenho recolhido, parece-me que o Romaria do Meu Coração está a ter um desempenho excecional. São cada vez mais as mensagens de parabéns que recebemos, quer nas redes sociais do programa, quer diretamente.” Refere o criador do programa, que acrescenta ainda que, “O programa tem estado solidamente entre os dez mais vistos ao sábado na RTP1, com “shares” a atingirem os onze por cento e quase 300 mil espectadores em direto.”

Acho que faltava um programa que de uma forma séria, sem descolar da animação, registasse as tradições, as divulgasse, as ajudasse perpetuar para memória futura.” Rematou Pedro Gil de Vasconcelos.

Romaria do Meu Coração é um formato original de Completa Mente, Lda. realizado em coprodução com Cia Films e Videocontacto.

Minho e Trás-os-Montes no próximo Romaria do Meu Coração na RTP

RdMC

A Senhora da Bonança, festa que juntamente com a Senhora da Ínsua se realiza em Vila Praia de Âncora e a Senhora da Pena, romaria que se orgulha de deter o record do Guiness do maior andor do Mundo, vão ser os temas do próximo Romaria do Meu Coração, sábado às 11h45 na RTP 1.

As festas e romarias mais tradicionais e castiças de Portugal integram a grelha de programação da RTP1, nas manhãs de sábado, mais ou menos quando falta um quarto de hora par ao meio-dia, desde o passado dia 13 de janeiro.

“Confesso-me completamente fascinado com as festas e romarias e por isso desenvolvemos este programa, em que as queremos abordar de forma séria, ir em busca das tradições, das lendas que as sustentam. Fomos de Norte a Sul e de Este a Oeste ao encontro de quem festeja, para saber como festejam, o que comem, o que fazem.” Declara o criador do formato.

A RTP foi, naturalmente, o canal que acolheu o projeto.

Os primeiros cinco episódios foram emitidos em Dezembro de 2020 e em cada eram apresentadas duas romarias, ou festas diferentes, tendo o formato captado a simpatia do público, com as audiências a situarem-se entre os sete e os onze porcento.

Terminadas as restrições motivadas pela pandemia, as gravações foram retomadas em 2022, tendo ido para o ar no passado sábado, dia 13 de Janeiro, tendo tido com temas a Procissão dos Sete Passos, em Freixo de Espada à Cinta e a Procissão da Mãe Soberana, em Loulé, tendo atingido um share de 8,2, com mais de 209 mil espectadores.

Seguiram-se as Festas do Junho, em Amarante, com toda a animação que os bombos levam até às ruas amarantinas e a originalidade da doçaria dedicada a São Gonçalo, padroeiro das festas. A segunda parte desse rpograma foi preenchida com Procissão do Senhor dos Passos, e as tradições relacionadas com a Semana Santa do Sardoal.

Depois, no programa emitido no passado dia 27 de janeiro, os temas forma Festas Populares de São Pedro, no Montijo, com procissões e largadas de touros e seguiu-se a Nossa Senhora Aparecida, em Torno, Lousada, onde a tradição motociclística, teve um destaque muito especial.

No dia 10 de fevereiro, foi abordada a Romaria de Nossa Senhora de Antime, uma manifestação única de fé, que prova que Fafe não é só uma terra de ralis e de boa gastronomia e a Mouriscada e Bugiada que todos os dias de São João, enche de côr e alegria, as ruas de Sobrado, em Valongo.

No último sábado, dia 17 de fevereiro, estiveram em foco a Via Sacra de Festas de Nossa do Pranto, em Dornes, Ferreira do Zêzere e a Romaria a Cavalo, que parte da Moita e segue até Viana do Alentejo, numa manifestação única que une a fé e as artes equestres.

“Pelas reacções que tenho recolhido, parece-me que o Romaria do Meu Coração está a ter um desempenho excepcional. São cada vez mais as mensagens de parabéns que recebemos, quer nas redes sociais do programa, quer directamente.” Refere o criador do programa, que acrescenta ainda que, “acho que faltava um programa que de uma forma séria, sem descolar da animação, registasse as tradições, as divulgasse, as ajudasse perpetuar para memória futura.”

Para os restantes dois episódios, estão programadas as seguintes festas ou romarias:

24/2 – Festas de Nossa Senhora da Bonança e da Senhora da Ínsua, em Vila Praia de Âncora e Festas da Senhora da Pena, Mouçós, Vila Real.

2/3 – São João de Arga, Arga de Baixo, Valença e resumo do melhor de Romaria do Meu Coração.

Mais informação em: https://www.rtp.pt/programa/tv/p39864

RdMC Moucos Festas da Senhora da Pena, Mouçós, Vila Real.

RdMC VPAncorab  Festas de Nossa Senhora da Bonança e da Senhora da Ínsua, em Vila Praia de Âncora.

Festas e romarias na RTP

RdMC

As festas e romarias mais tradicionais e castiças de Portugal integram a grelha de programação da RTP1, nas manhãs de sábado às onze horas e quarenta e cinco, desde o passado dia 13 de janeiro.

A RTP foi, naturalmente, o canal que acolheu o projeto.

No passado Sábado, dia 20, o Romaria do Meu Coração abriu com as Festas do Junho, em Amarante, com toda a animação que os bombos levam até às ruas amarantinas e a originalidade da doçaria dedicada a São Gonçalo, padroeiro das festas. A segunda parte foi preenchida com Procissão do Senhor dos Passos, e as tradições relacionadas com a Semana Santa do Sardoal.

“Pelas reacções que tenho recolhido, parece-me que o Romaria do Meu Coração está a ter um desempenho excepcional. São cada vez mais as mensagens de parabéns que recebemos, quer nas redes sociais do programa, quer directamente.” Refere o criador do programa, que acrescenta ainda que, “acho que faltava um programa que de uma forma séria, sem descolar da animação, registasse as tradições, as divulgasse a ajudasse perpetuá-las, para memória futura.”

Para os restantes seis episódios, estão programadas as seguintes festas ou romarias:

27/1 – Festas Populares de São Pedro, Montijo e Nossa Senhora Aparecida, Torno, Lousada.

3/2 – Festa das Cruzes, Vila Nova de São Bento e Feira e Procissão da Senhora da Ouvida, em Colo de Pito, Castro Daire.

10/2 – Romaria de Nossa Senhora de Antime, Fafe e Mouriscada e Bugiada de Sobrado, Valongo.

17/2 – Via Sacra de Festas de Nossa do Pranto, Dornes, Ferreira do Zêzere e Romaria a Cavalo, desde a Moita até Viana do Alentejo.

RdMC MontijoFestas Populares de São Pedro, Montijo

RdMC Sra.Aparecida Romaria da Senhora Aparecida

Romaria do Meu Coração regressa à antena da RTP

RdMC

As festas e romarias mais tradicionais e castiças de Portugal passam a integrar a grelha de programação da RTP1, nas manhãs de sábado às onze horas e quarenta e cinco.

"Romaria do Meu Coração" é um magazine documental em que as festas tradicionais, tantas vezes as menos conhecidas e sempre as dotadas de marcas distintivas, são mostradas ao público pelos olhos de um habitante local, alguém que conhece como ninguém as tradições e os “protagonistas” de cada festa.

“Confesso-me completamente fascinado com as festas e romarias e por isso desenvolvemos este programa, em que as queremos abordar de forma séria, ir em busca das tradições, das lendas que as sustentam. Fomos de Norte a Sul e de Este a Oeste ao encontro de quem festeja, para saber como festejam, o que comem, o que fazem.” Declara o criador do formato.

A RTP foi, naturalmente, o canal que acolheu o projeto.

“Sim, encontramos um “porto seguro” na RTP. Entendo este projeto como algo que pode ser um registo para memória futura, um espelho do melhor que as tradições portuguesas têm para nos dar e, por isso, o Romaria do Meu Coração é, antes de mais, serviço público.” Rematou Pedro Gil de Vasconcelos.

A produção de Romaria do Meu Coração arrancou em 2019, tendo ficado suspensa durante o confinamento motivado pelo COVID-19. Em Dezembro de 2020 foram apresentados os primeiros cinco episódios.

As gravações foram retomadas em 2022, pelo que agora vai ser emitida uma segunda serie de oito episódios.

Em cada episódio são mostradas duas festas diferentes, sendo previsto o seguinte alinhamento:

13/1 – Procissão dos Sete Passos, Freixo de Espada à Cinta e Procissão da Mãe Soberana, Loulé.

20/1 – Festas Populares de São Pedro, Montijo e Nossa Senhora Aparecida, Torno, Lousada.

27/1 – Procissão do Senhor dos Passos, Sardoal e Festas do Junho, Amarante.

Mais informação em: https://www.rtp.pt/programa/tv/p39864

Romaria Sardoal Gravações da Procissão do Senhor dos Passos, Sardoal

Romaria a Cavalo Gravações da Romaria a Cavalo

Nota: imperativos de programação, podem obrigar a aterações de grelha.