Pela primeira vez, um padre católico participou numa prova oficial de automobilismo e isso acontece, graças ao sentido de missão que Race 4 Life desempenha.
O Padre Alimiro Mendes já tinha participado na corrida VIP, que integrou o programa do Circuito da Boavista de há dois anos, mas como prova oficial, esta foi mesmo a primeira.
Hoje correu-se a segunda prova do Troféu Super 7 by Kia. O carro do projecto Race 4 Life, foi desta vez tripulado pelo Padre Almiro Mendes, o que o torna no primeiro padre católico a disputar uma prova oficial de automobilismo: “O mais importante é levar esta mensagem, mais importante do que qualquer resultado é apoiar todos aqueles que lutam, que fazem a sua própria corrida pela vida”.
Apesar de ser a primeira vez que tripulava um Super 7, apesar de ser a primeira vez que conduzia em pista um carro de volante à direita, a prova correu muito bem. E a mensagem “Vence o Cancro” teve um pouco mais de exposição na Curva do Castelo do Queijo: “Fiz um piãozito na curva do castelo do Queijo. Não me mostraram as bandeiras azuis e fui surpreendido por um grupo de concorrentes mais rápidos, quando me preparava para travar para a curva. Tive que queimar travagem e fiz o tal pião”.
O balanço final coloca-o na 18ª posição.
Race 4 Life esteve em plano de destaque na primeira corrida dos Super 7 by Kia, com Luis Pedro Magalhães ao volante, que apesar de estar colocado no lado direito do carro, não o impediu de estar nos grupo da frente.
Luis Pedro Magalhães alinhou na primeira corrida. Partiu da décima posição da grelha e rapidamente estava a ganhar lugares, em termos de classificação. À terceira volta era o sétimo classificado e aparentemente o facto de estar a tripular um carro de volante à direita, não o atrapalhava.
Pouco depois a caixa de velocidades ficava encravada em terceira e “agarrei-me ao comando com as duas mãos e felizmente desencravou. Depois funcionou sem mais problemas, mas fiz a corrida sempre à espera de mais uma surpresa.” Este facto custava quatro posições ao piloto de Race 4 Life.
As peripécias não se ficaram por aí e enquanto Luís Pedro Magalhães recuperava posições, que o levariam até ao décimo posto, não escapava de mais um pequeno susto: “na chicane da Boavista um piloto que ia à minha frente fez um pião, e eu não consegui evitar um pequeno toque num concorrente que levantou o pé”. Depois já quase com a meta à a carenagem dianteira soltava-se e novo, mas a décima posição estava assegurada.
No final Luís Lisboa abordava o Padre Almiro Mendes com o seguinte pedido: “Senhor Padre, dê uma penitência valente ao Luís Pedro, porque ele apertou-me quando eu o tentava ultrapassar e fiz um pião…”
O Padre Almiro Mendes vai alinhar amanhã na segunda corrida do troféu Super 7 by Kia.
Luis Pedro Magalhães e o Padre Almiro Mendes, vão dar seguimento ao projecto que pretende juntar a responsabilidade social com as corridas, integrados no troféu Super Seven by Kia, depois de um convite de Tiago Raposo Magalhães e Ricardo Megre.
A actividade em pista do projecto Race 4 Life, inicia-se já às 09.55 horas de amanhã, sexta-feira, com a realização da primeira sessão de treinos.
O primeiro dia desta competição vai ser totalmente dedicado a treinos, o que vai ser precioso, para que a equipa se adapte ao novo carro, que tem a particularidade de ter volante à direita.
“Já guiei muito em Inglaterra, na Irlanda e na Escócia, mas tenho a consciência de que na pista as coisas são diferentes. Vou ter que fazer um grande esforço para me adaptar e aproveitar o pouco tempo livre de que disponho para recondicionar os meus reflexos para a condução do outro lado”. Comenta o Padre Almiro Mendes.
Luís Pedro Magalhães realça o entusiasmo em guiar este carro, que proporciona excelentes sensações de condução e agradece a dois amigos de sempre, desde os tempos dos kartes, o apoio dado a este projecto: “Tenho que agradecer ao Tiago Raposo Magalhães e ao Ricardo Megre a oportunidade que nos foi dada. O ambiente nesta competição é verdadeiramente espectacular e o Seven é um verdadeiro carro de corrida.” Remata o piloto.
Sempre que não estiverem em pista, Luís Pedro Magalhães e Almiro Mendes vão estar no espaço Race 4 Life, onde juntamente com voluntários do IPO, vão acompanhar crianças e jovens que estão em tratamento nesta instituição, pelos meandros das corridas, ajudando-as a sonhar e a combater a doença.
Juntar corridas a uma causa é o fundamento de Race 4 Life, que no Circuito da Boavista passa a mensagem “Vencer o Cancro”.
Pedro Alves não ficou indiferente a este projecto e o apoio apareceu de imediato. Esteve com jovens do Instituto Português de Oncologia (IPO) que acompanham o Circuito da Boavista, com voluntários e com Luís Pedro Magalhães, o mentor de Race 4 Life.
“Um projecto como este, com a mensagem que passa, é algo que deve ser apoiado incondicionalmente. O Luís Pedro é um grande piloto e um grande lutador e como tal é um exemplo de como esta doença pode ser vencida. Não podia ficar indiferente a Race 4 Life.” Comentou Pedro Alves, visivelmente emocionado.
O stand de Race 4 Life está instalado no padock do Circuito da Boavista e neste local está montado um mural onde todos podem deixar a sua mensagem.