Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico

6º SAHE: sucesso

Logo_SAHE_horizontal_semdata3_edited.png

Com 18.345 visitantes a sexta edição do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, registou mais um sucesso.

O Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico regressou pela sexta vez à Alfândega do Porto, tendo tido presentes seis dezenas de expositores, que em muito contribuíram para o êxito desta edição.

“Notamos uma ligeira descida no número de visitantes, face a 2021, mas notamos que tivemos um público mais “qualificado” e isso verificou-se nos contatos com as marcas e nos negócios realizados.” Referiu José Oliveira, o Diretor do Certame.

A experiência e a vontade de sentir a adrenalina de conduzir um elétrico foi também um dos pontos fortes desta edição que nem com as condições climatéricas que se fizeram sentir ficou afetada.

“Entendemos que o Salão começa a ficar “maduro”, tem um público fiel, mais informado, mas também ainda tem uma franja que comparece apenas pela curiosidade.” Explica o responsável da Zest, empresa organizadora do evento.

Esta edição foi marcada por estreias notáveis no mercado, muitas novidades, bem como pelo aumento da diversidade de veículos e equipamentos, tendo havido uma excelente adesão do setor de duas rodas e mobilidade suave.

“O balanço é, naturalmente positivo.” Rematou o diretor do certame.

O Salão do Automóvel Híbrido Elétrico – Salão da Mobilidade Sustentável é organizado pela Zest - Marketing e Eventos e a sexta edição teve os apoios de Galp, main sponsor, Porto. apoio institucional, Vila Galé hotel oficial e o portal oficial Pisca-Pisca. Como media-partners: Future – Auto Magazine, Anecra revista e Motor Guia, Guia do Automóvel e Autonews e conta ainda com os apoios UVE e ARAN.

Zest SAHE Dia1 74

O SAHE abriu portas

Sexta-feira, 21 de Outubro

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto abriu esta manhã as portas aos visitantes do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, que vai estar patente ao público, até domingo, dia 23 de outubro.

Numa altura em que a mobilidade e a crise energética estão em foco para o cidadão comum, mas também para as instituições e governos, este é o espaço onde é possível encontrar todas as respostas para quase todas as perguntas.

Até ao próximo Domingo vão estar patentes ao público as mais recentes novidades, em termos de automóveis híbridos e elétricos e não só, com um forte incremento por parte do setor das duas rodas, que ocupa uma faixa cada vez mais importante de mercado e do Salão.

Ao todo são 60 as marcas e instituições ligadas à mobilidade suave e descarbonizada, que apostam no salão para mostrar os produtos e as novidades que têm.

O primeiro dia foi marcado pelas apresentações da Nissan e da Honda.

O Nissan X-Trail teve honras de conferência de imprensa às 11,45 horas, tendo o Honda Civic Hibrido sido apresentado à imprensa e ao público, pelas 16,15 horas.

As novidades deste Salão na se ficam por aqui, pois há ainda que acrescentar o Aiways U5; Kia Exceed PHEV; Kia Sportage HEV; Nissan X-Trail; Nosmoke; Renault Megane E-Tech; VolksWagen ID5; VolksWagen ID Buzz.

dia 22 outubro sÁBADO
Conduzir um elétrico - o que muda

• Hugo Ribeiro da Silva - Administrador - Centro Porsche Porto

• Fernando Amaral – Utilizador de Moto e Viatura Elétrica

• Francisco Águas – KIA - Diretor de Desenvolvimento de Rede e Formação

Moderação – Jorge Farromba (Green Future AutoMagazine)

O Presente e o Futuro da estratégia comercial das marcas automóveis

• Miguel Pinto - Diretor Geral da Polestar Portugal

• José Teixeira - Coordenador do negócio BMW na BMcar

• Hugo Cruz - Pisca Pisca – Head of Commercial Acquisition

Moderação – José Carlos Pereira – Speaker - Consultor de Vendas – Green Future AutoMagazine

dia 23 outubro DOMINGO
Workshop UVE
O futuro da mobilidade em duas rodas

• Tiago Castanheira – Diretor Comercial KTM
• Eduardo Alão – Diretor Geral da Moteo
• Bernardo Jason – Country Manager Bird
Moderação – Pedro Gil de Vasconcelos –  Green Future AutoMagazine

Programa sujeito a alterações

Zest SAHE Dia1 74 Teste Drive Galp

Evento: Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico – Salão da Mobilidade Sustentável (SAHE)

O Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico em números

Logo_SAHE_horizontal_semdata3_edited.png

O Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, que vai abrir as portas do Centro de Congressos da Alfândega do Porto já amanhã, dia 21 de outubro, vai já na sexta edição, mas os números não se ficam por aqui.

O Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico – Salão da Mobilidade Sustentável, vai-se realizar pela sexta vez no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Vão estar presentes 60 expositores, o que logo à partida, faz com que este, seja o maior salão de sempre. Destas, mais de metade são marcas automóvel.

Mais de uma centena e meia de veículos vão estar em exposição e disponíveis para a realização dos Test Drives Galp.

Três marcas participam pela primeira vez – Bentley, KTM e Polestar.

Vão estar presentes quatro marcas, que nunca dispuseram de motores térmicos – Aiways; Maxus; Polestar e Tesla.

Vão ser nove as novidades absolutas neste salão – Aiways U5; Honda Civic Hibrid; Kia Exceed PHEV; Kia Sportage HEV; Nissan X-Trail; Nosmoke; Renault Megane E-Tech; VolksWagen ID5; VolksWagen ID Buzz.

Dez conferências vão ser realizadas durante o Salão.

Com 19.223 visitantes em 2021 a quinta edição do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, atingiu as melhores expectativas da Zest, empresa que organiza o certame, desde a primeira edição. Em 2022 espera-se ainda melhor.

Diz o diretor do certame

“Antes ainda de abrirmos as portas, estou certo de que este vai ser o melhor salão de sempre. Os números falam por si e temos a certeza de que este é, cada vez mais, um tema de intresse comum. A mobilidade e, sobretudo, a energia e as formas mais racionais de a utilizar estão na ordem do dia e isso faz com que esta edição se revista de fundamental importância para todos.” – José Oliveira, Diretor do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico.

O Salão do Automóvel Híbrido Elétrico – Salão da Mobilidade Sustentável é organizado pela Zest - Marketing e Eventos, tem os apoios de Galp, patrocinador principal, Porto. apoio institucional, Vila Galé hotel oficial e o portal oficial Pisca-Pisca. Os media partners são Future – Auto Magazine, Anecra revista e Motor Guia, Guia do Automóvel e Autonews e conta ainda com os apoios UVE e ARAN.

GGF14359 Test Drive Galp.

GGF14384 Tal como nas edições anteriores, as conferencias vão ser pontos do programa do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico.

Horário: 10:00 às 20:00 horas

Novidades, saudades e muito mais

Logo_SAHE_horizontal_semdata3_edited.png

O 6º Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico (SAHE) vai ser o palco das principais apresentações nacionais, em termos de mobilidade descarbonizada, sendo algumas reinterpretações de veículos que marcaram épocas e que comunicam para o chamado "mercado da saudade". Tudo para ver no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, de 21 a 23 de outubro.

Nas novidades, encontramos um forte apelo ao saudosismo. Se não, veja-se o que o publico nacional vai ter a oportunidade de ver pela primeira vez e, quem sabe, recordar velhas voltas em tempos idos, mas agora em modo cem por cento elétrico.

Nosmoke: Quem se lembra do Mini Moke, um veículo com aspeto de pequeno todo-o-terreno, que tinha por base a plataforma e a mecânica de um Mini e que garantia momentos bem divertidos por caminhos mais radicais. Pois bem o Nosmoke, promete tudo isso, e sem ruído nem fumo. Por fora é um “velho” Mini Moke, por dentro é um novíssimo cem por cento elétrico, que promete opções para diversão, transporte e trabalho.

VolkWagen ID Buzz: Mantemos o tema do revivalismo bem vivo e o “Pão de Fôrma” vai ser apresentado em versão elétrica, chama-se ID Buzz e tal como o antecessor, propõem versões de passageiros e de mercadorias. A forma da “fôrma” mantém muito próxima do original, mas passa a basear-se na plataforma MEB do Grupo Volkswagen utilizada no ID.3 e ID.4 com o motor elétrico de 150 kW e bateria de 77 kWh, a prometer autonomia superior a 400 quilómetros.

Outra das novidades absolutas vai ser o VolksWagen ID.5, o SUV coupé elétrico que promete uma autonomia de 520 quilómetros e 300 cavalos de potência. Pela primeira vez o público nacional vai poder vê-lo ao vivo e a cores.

A Nissan vai também fazer a estreia do X-Trail no SAHE. O mais recente crossover familiar, vai ser apresentado na nova versão elétrificada. Os detalhes vão ser paresentados às 11:45 horas, numa conferência de imprensa a realizar na sala onde vão decorrer os seminários.

Outras presenças dignas de nota, vão ser o Aiways U5, que se mostra pela primeira vez ao público do Norte; o Honda Civic Hibrid, ainda em fase de lançamento. A Kia traz à Alfandega do Porto os novíssimos Sportage e Xceed, no seio da Opel o destaque vai para o Astra Híbrido Plug-in.

Entre os vários outros pontos de interesse desta sexta edição do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, realce-se que pela primeira vez estão reunidas as quatro marcas que nasceram com veículos sem motores a combustão, o que é um forte indicador do crescimento do mercado da mobilidade elétrica. Falamos, claro da Polestar, Aiways, Maxus e Tesla.

Entre as várias marcas presentes realce para a Bentley, que se estreia neste certame e para a Porsche que regressa.

Nas duas rodas também há destaques e estreias a assinalar

A Kake, que se apresenta pela primeira vez ao público nortenho e a Niu que se estreia neste certame, mas a novidade absoluta vai ser a KTM Massina Aera 671, uma e-bike, topo de gama, que certamente vai ser foco de atenção do muito público que, se prevê, vai acompanhar esta sexta edição do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico.

Ir ao SAHE é agora mais facil

Os parques de estacionamento da EMPARK, na Baixa do Porto, vão ter trotinetes elétricas para facilitar as deslocações entre estes e o Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico. As trotinetes vão ter um código desconto para utilização gratuita, para os visitantes do Salão.

Como habitualmente, o Salão vai ser também um espaço de discussão e apresentação de ideias, momentos de espacial importância numa altura em que a mobilidade e a energia, principalmente a sua utilização racional, estão na agenda do dia.

Nos três dias do certame vão-se realizar, como habitualmente, os Test Drive Galp, que permitem a realização de experiências ao volante.

Os bilhetes já estão disponíveis e podem ser comprados ao preço reduzido de seis Euros, até ao próximo dia 20 de outubro, pelo link: https://www.salaoautomovelelectrico.pt/bilhetes

GGF24492

A Famel Elétrica foi uma das estrelas da edição de 2021. Em 2022, os amantes do "retro" vão ter ainda mais razões para visitarem o SAHE.

Jacinto vai ao Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico

Logo_SAHE_horizontal_semdata3_edited.png

O Eco Camões é o primeiro veículo de combate a incêndios totalmente elétrico e não tripulado no mundo, é português e vai estar patente no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, de 21 a 23 de outubro.

Jacinto é uma empresa portuguesa que se dedica à construção de Veículos Florestais de Combate a Incêndio (VFCI) e que no Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, vai apresentar ao publico português o modelo pioneiro em todo o mundo, o Eco Camões.

O Eco Camões assume-se como o primeiro veículo de combate a incêndios no mundo, que é totalmente elétrico e não tripulado, desenvolvido pela Jacinto com a colaboração do Instituto Politécnico de Leira e do Laboratório de Tecnologia Automóvel.

As caraterísticas do Jacinto Eco Camões impressionam: Pesa 29 toneladas, tem seis rodas motrizes e cinco motores elétricos com 145 kW (197 cv) cada. Quatro motores servem para fazer mexer o Eco Camões e o quinto para fazer funcionar a bomba de combate ao fogo. tem capacidade para 10.000 litros de água, 1.200 litros de espuma e 250 kg de pó químico,

O Eco Camões possui baterias com 275 kW de capacidade que lhe permitem ter 300 km de autonomia e manter a bomba de água a funcionar por quatro horas.

Segundo a Jacinto, este é o veículo ideal para atuar em atmosferas rarefeitas, como por exemplo combater fogos em túneis, uma vez que por pode ser controlado à distância, evitando colocar os bombeirosem risco.

É possível controlar este o Eco Camões a uma distância de até 1 km. Recorrendo a um painel de controlo, o operador não só consegue visualizar todo o ambiente à volta do camião como controlar todo o sistema de extinção (bomba, sistema de espuma, etc.) e ainda a aceleração, travagem e direção deste VFCI.

Esta é apenas uma das inúmeras novidades que vão estar patentes no Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico – Salão da Mobilidade Sustentável, que vai acolher mais de meia centena de marcas e receber as apresentações das novidades absolutas do mercado.

O Salão vai ser também um espaço de discussão e apresentação de ideias, numa altura em que a energia, a sua utilização racional e a mobilidade estão na agenda do dia.

Os bilhetes já estão disponíveis e podem ser comprados ao preço reduzido de seis Euros, até dia 20 de outubro próximo, pelo link: https://www.salaoautomovelelectrico.pt/bilhetes

0U4A9467 0U4A9478 Jacinto Eco Camões

Evento: Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico – Salão da Mobilidade Sustentável