A ABIMOTA implementa um Presépio e uma Árvore Natal com três "erres"

ABIMOTA Logo
A política dos três "erres", reduzir, reutilizar e reciclar, está espelhada no Presépio e Árvore de Natal, construídos com partes de produtos testados no Laboratório, que estão patentes junto à entrada da ABIMOTA
A economia verde e circular faz parte do ADN da ABIMOTA e os seus colaboradores, cientes disso, decidiram dar aos produtos testados no Laboratório uma nova vida, transformando-os numa árvore de Natal com mais de 6 metros de altura e num presépio, que homenageia os setores de atividades da associação: Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins.

O presépio, criado também com produtos em fim de vida resultantes dos testes realizados laboratorialmente, foi concebido e realizado por Filipe Santos, pai de um colaborar da Abimota. Nas palavras do autor, "eram elementos em fim de vida. São partes de um futuro diferente que queremos construir consigo."

A Árvore de Natal e o Presépio estão patentes em frente às instalações da ABIMOTA, na Borralha, Águeda.

ABIMOTAnatal2 ABIMOTAnatal ABIMOTAarvorenatal

"MUITO BOM" PARA A AGENDA MOBILIZADORA DAS DUAS RODAS

ABIMOTA Logo

A  Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas (AM2R), processo liderado pela Polisport e ABIMOTA, foi considerada elegível e recebeu a avaliação de "muito bom". Este é assim mais um marco muito importante para o desenvolvimento da fileira nacional das duas rodas e mobilidade suave, que está agora mais próximo de receber uma importante "fatia" da "bazuca".

A Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas (AM2R) é um projeto integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), liderado pela Polisport e que integra 34 empresas do setor, quatro instituições académicas (INEGI, Universidades de Aveiro e Coimbra, INEGI e PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros) e uma associação (ABIMOTA).

Segundo Gil Nadais, Secretário-Geral da ABIMOTA, "estamos profundamente empenhados em dar as condições ideais a todos os associados para permitir o reforço do crescimento continuado do setor das duas rodas. A Agenda Mobilizadora (AM2R n.d.r.) acontece na sequência de projetos anteriores como Portugal Bike Value e Portugal Bike Value II, que foram, e são, marcos no desenvolvimento do setor e projeção do mesmo além fronteiras."

"Com este anúncio, estamos certos de estar mais perto de concretizar em pleno este projeto. Recordo o que disse em Outubro passado, quando manifestamos a vontade de sermos par com o que melhor existe a nível mundial no universo das bicicletas em termos de investigação e desenvolvimento, conjugando e desenvolvendo, de forma interna, as capacidades já existentes em Portugal."

A aposta do projeto AM2R passa por produzir bicicletas, mas também componentes da melhor qualidade e para isso são necessárias fábricas modernas e competitivas bem como laboratórios que permitam criar, desenvolver e testar as melhores soluções e tecnologias.

Pedro Araújo, Vice-Presidente da ABIMOTA e CEO da Polisport, manifestou a "satisfação com que a Polisport, enquanto líder da Agenda Mobilizadora das 2 rodas, recebeu a informação de que a candidatura submetida foi considerada elegível e com a avaliação de muito bom."

"Neste momento, em que ultrapassamos uma fase do processo, não podemos deixar de agradecer a todos os que acreditaram e deram o melhor para que fosse possível construirmos, em conjunto, um projeto que, estamos certos, vai contribuir para o fortalecimento do setor, para o reforço da imagem de Portugal e para o desenvolvimento económico do país." Rematou Pedro Araújo.

AM2R é um projeto com execução previsível no prazo de um ano e meio a dois anos, que será atentamente observado pelo Governo ou não se tratasse de uma indústria que, mesmo durante a recente crise sanitária e económica, continuou a desenvolver-se com taxas de exportação superiores a 30% e que tem pela frente, segundo os mais recentes estudos e projeções, uma década para continuar a crescer e a captar investimento estrangeiro.

Conferência Imprensa ABIMOTA 2021 10 13 B

Arquivo - Apresentação em 13 de Outubro. Na imagem, da esquerda para a direita: Gil Nadais, Secretário-Geral da ABIMOTA; João Miranda, Presidente da ABIMOTA; Pedro Araújo, Vice-Presidente da ABIMOTA para a área das duas rodas.

Bike School arrancou na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré

BikeUp Logo

A ABIMOTA promoveu a primeira sessão da atividade BIKE SCHOOL no auditório da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, na tarde de ontem, terça-feira dia 23 de novembro.

Bike School é uma atividade dirigida aos alunos do 3º ciclo e ensino secundário, integrado no projeto BIKE UP - Programa de empreendedorismo para o setor das bicicletas, aprovado no âmbito do COMPETE 2020, que visa dinamizar e estimular o espírito empreendedor de jovens estudantes dos ensinos secundário e universitário.

A audiência foi constituída maioritariamente por alunos do 11º e 12º ano do ensino profissional, que nas palavras de Gil Nadais, Secretário-Geral da ABIMOTA, "são um exemplo, pois estão no caminho certo para uma sociedade descarbonizada e mais saudável." Recorde-se que o hábito da utilização da bicicleta é promovido e incentivado nesta escola, em que "mais de 50 por cento dos alunos vêm para  as aulas de bicicleta e, por isso, são um exemplo que deve ser mostrado ao resto do país." Realçou o dirigente da ABIMOTA.

A sessão prosseguiu com a apresentação do projeto, por António Soares da Gestluz Consultores, que além de divulgar as várias etapas de Bike Up, em que esta se integra, assim como outras dirigidas para públicos universitários, como vai ser o exemplo de Bike University, entre outros, que realçou o facto de que com acções como esta, se pretende reforçar "o estímulo do espírito empreendedor nos estudantes."

Carlos Pedro Ferreira, Engenheiro Ambiental,Diretor Geral do Grupo SONDAR e sobretudo empreendedor, apresentou a sua experiência pessoal de empreendedorismo. "Definir o meu caminho" foi a vontade que o fez mover nesse sentido. Realçou ainda que "o futuro das bicicletas passa pelas bicicletas elétricas, que são quase um moto, em que fazemos exercício, sem as limitações das motos pois podemos estacionar e ter acesso a locais que as motos e os carros não têm". Realçou as inúmeras oportunidades de negócio que se abrem todos os dias nesta área, reforçando a ideia de que "quantas mais pessoas transportarmos da mobilidade não suave, para a mobilidade suave, melhor para todos".

A atividade BIKE SCHOOL prevê ainda a realização de mais cinco sessões similares em três escolas da região Norte, no Porto, Braga e Vila Real; uma escola da Região Centro, em Castelo Branco e uma na Região do Alentejo, em Évora.

bikeup gafanha final Da esquerda para a direita: Carlos Pedro Ferreira, Gil Nadais e António Soares

bikeup gafanha oficina No final foi realizada uma visita à oficina de bicicletas da escola

João Miranda assume Vice-Presidência da CONEBI

ABIMOTA Logo

Num momento de grande efervescência do setor das duas rodas, João Miranda, Presidente da ABIMOTA, assume um lugar de destaque no organismo europeu que coordena e articula o setor das bicicletas com a União Europeia.

A CONEBI é Confederação Europeia das Indústrias das Bicicletas, Bicicletas Elétricas, Peças e Acessórios. Os seus membros são as organizações setoriais nacionais sendo a ABIMOTA, responsável pela promoção do ciclismo e pelo crescimento da indústria das duas rodas, a representante Portuguesa junto deste organismo.

João Miranda é natural de Águeda e desde sempre tem uma carreira ligada à indústria das duas rodas. Em termos de carreira profissional destacam-se os factos de ser o CEO da Miranda & Irmão, um dos exemplos de sucesso da produção industrial ligada à mobilidade suave, mas também com fortes ligações às empresas Triangles e CarbonTeam, para além de ser também o atual Presidente da ABIMOTA.

A presença portuguesa na presidência desta confederação europeia é mais um bom exemplo do trabalho realizado em Portugal e de como a fileira das duas rodas e o país se afirmam enquanto atores principais no panorama internacional.

Recorde-se que Portugal é há dois anos consecutivos, 2019 e 2020, o maior produtor de bicicletas da Europa.

joao miranda João Miranda, Vice-Presidente da CONEBI

Abimota 2020 rodape

Promover o empreendedorismo entre os mais jovens

BikeUp Logo
A ABIMOTA vai promover a primeira sessão da atividade BIKE SCHOOL no auditório da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, no próximo dia 23 de novembro às 14h30. Esta atividade integra o projeto BIKE UP - Programa de empreendedorismo para o setor das bicicletas, aprovado no âmbito do COMPETE 2020, e visa dinamizar e estimular o espírito empreendedor de jovens estudantes do 3º ciclo e ensino secundário.

BIKE UP - Programa de empreendedorismo para o setor das bicicletas, tem igualmente por objetivos fomentar a sua capacitação para a criação de novas empresas e iniciativas empresariais, através da sensibilização para os conceitos da nova indústria, centrada nas áreas relacionadas com a mobilidade sustentável.

A escolha da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré não foi por acaso, de acordo com as palavaras do Secretário-Geral da ABIMOTA, Gil Nadais:

"Esta sessão decorrerá numa escola emblemática e reconhecida no que se refere à utilização da bicicleta e por isso entendemos que aqui temos, entre alunos e docentes, o público certo para uma acção que visa fomentar o empreendedorismo na área de mobilidade sustentável."

A sessão é promovida pela ABIMOTA, dinamizada por António Soares da Gestluz Consultores e vai ter, como orador convidado, Carlos Pedro Ferreira, Empreendedor e Diretor Geral do Grupo SONDAR. No final está prevista uma sessão de perguntas e respostas.

BikeUp gafnazare
Barra