Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.

Vouga Sport Clube na linha da frente do combate aos fogos.

logo ptrx preto

O Circuito do Alto do Roçário foi o local escolhido para ser instalado o Posto de Comando do combate ao fogo que deflagrou em Oliveira de Frades na segunda-feira e grassou na região.

O Parque de Concorrentes, o Parque Fechado, a pista e a Torre da Recta da Meta, encheram-se novamente de viaturas, mas desta feita não eram carros de competição. A pista de Sever do Vouga, onde vai ser disputada a última jornada do PTRX 2020, transformou-se no epicentro do combate e por isso durante os últimos dias os carros de combate ao fogo, autoridades e órgãos de comunicação social, tomaram conta das instalações do Circuito do Alto do Roçário.

“Sempre estivemos, estamos e estaremos disponíveis para colaborar no que for necessário e, dessa forma, disponibilizamos o que temos, em estreita colaboração com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Câmaras Municipais, Bombeiros, GNR e Juntas de Freguesia, para que as instalações e infra estruturas do Circuito sejam utilizadas como centro de comando, pois a função de responsabilidade social é uma obrigação de todos, mas também dos Clubes, Associações e das Instituições de Utilidade Pública como é o Vouga Sport Clube”. Afirmou o Presidente do clube, Paulo Tavares.

Com o fogo controlado, os meios ainda se mantêm no terreno, pois é necessário manter as operações de controlo e rescaldo.

PTRX bombeiros 

Ralicross Mação Verde Horizonte - Domingo

logo ptrx preto

Mação recebeu a quarta jornada do PTRX 2020. Sol e altas temperaturas, dentro e fora da pista, foram a constante do fim-de-semana. 

Adão Pinto, que tinha anunciado ir a Mação apenas para participar na homenagem a Santinho Mendes que, recorde-se, aqui comemorou as Bodas de Ouro em termos de competição, acabou por vencer na Nacional 2RM. Gonçalo Novo ganhou a categoria Inciação; Leonel Sampaio foi melhor entre os participantes da Nacional A1.6; Jorge Machado veio "baralhar" ainda mais as contas da Super 1600, que assim teve mais um vencedor nesta época; José Lameiro venceu nos Supercar; Paulo Godinho ganhou entre os Super Buggy e Pedro Rosário foi o primeiro "repetente" no Kartcross. 

PTRX MAÇAO PREMIOS 1 

Finais

Iniciação

O Toyota Starlet de Gonçalo Novo voltou a arrancar melhor e depressa ganhou terreno para a concorrência. O duelo pelo segundo posto esteve ao rubro entre  André Monteiro e Gonçalo Rocha, no final da corrida o Toyota Corolla de Monteiro e o Peugeot 106 de Rocha eram prova disso mesmo! O piloto do Peugeot foi o segundo a ver a bandeira xadrez, mas a penalização aplicada por um momento “mais quente”, permitiu que Monteiro subisse ao segundo posto, depois de cumprir duas voltas, com o capô aberto, a tapar quase completamente o parabrizas. Guilherme Nunes (Toyota Starlet) reservou o quarto posto e Rafaela Barbosa em Citroen AX fechou o Top Five e a foi a melhor entre as Senhoras.

PTRX MACAO 355 INICIADOS Gonçalo Novo (Toyota Starlet)

Nacional 2 RM

Adão Pinto voltou a levar o Opel Astra ao lugar mais alto do pódio. Daniel Teixeira em Renault Clio garantiu o segundo lugar desta quarta jornada do PTRX, uma conquista possível depois de superar Andreia Sousa (Peugeot 306) e o Seat Ibiza TDi de Fernando Silva, que por esta ordem garantiram o terceiro e quarto posto. Bruno Campos (Toyota Starlet) foi quinto e Santinho Mendes (Opel Astra 2.0), que recorde-se, assinalou em Mação as Bodas de Ouro no automobilismo, fechou a caravana destinada ao modelos de duas rodas motrizes.

PTRX MACAO 213 2RM Adão Pinto voltou (Opel Astra)

Nacional A 1.6

Leonel Sampaio, em Citroën Saxo liderou toda a Final. A única altura em que cedeu a posição para Américo Sousa igualmente num Citroën Saxo, que foi segundo, foi quando cumpriu a passagem pela Joker Lap. Durante a corrida destaque para uma ultrapassagem de Sousa, digna de fotografia, quando ainda discutia a posição com Rafael Rocha (Citroën Saxo), que no final foi quarto, atrás de Tiago Ferreira que fechou o pódio aos comandos de um Peugeot 106.

PTRX MACAO 169 A1.6 Leonel Sampaio (Citroën Saxo)

Super 1600

Jorge Machado em Citroën C2, venceu uma daquelas finais impróprias para cardíacos e que também chegou a ter durante muitas voltas José Queirós (Peugeot 206) no comando, mas também o Ford Fiesta de Rogério Sousa, que por esta ordem completaram um pódio discutido ao milésimo de segundo. Bruno Gonçalves foi quarto, seguido de Sérgio Dias. Joaquim Machado que chegou a Mação no comando do campeonato foi sexto em Mação.

PTRX MACAO 103 SUPER1600 Jorge Machado (Citroën C2)

Kartcross

Pedro Rosário (Semog Bravo) acabou por vencer uma Final que, no arranque, tinha vários candidatos. Rui Nunes também num Semog Bravo conseguiu um excelente segundo posto, mas teve que trabalhar bastante e ir conquistando lugares durante a corrida. Alexandre Borges, conseguiu o terceiro posto, posição que foi sempre conseguindo gerir durante a prova. Sérgio Bandeira e João Medina, os dois em Semog Bravo completaram, por esta ordem o grupo dos cinco melhores entre os Kartcross. Referência ainda para a prestação de Tiago Freitas (Proto HSport) que mesmo com uma lesão séria num braço, devido a um toque sofrido no Sábado... nunca “o baixou” e foi sexto na Final. José Pinheiro sétimo da geral foi o melhor na categoria de Iniciados. Mesma conquista para Tiago Pinto (ASK EVO) entre os Rookies. Daniela Godinho conseguiu terminar esta jornada de Mação dentro do Top Ten e foi a melhor na classe feminina. A ausência mais notada foi mesmo a do campeão em título Jorge Gonzaga que não conseguiu resolver os problemas mecânicos que o obrigaram a desistir ainda durante a última corrida de qualificação.

PTRX MACAO 7 KART Pedro Rosário (Semog Bravo)

Super Buggy

Paulo Godinho (Super Buggy) venceu a última corrida do dia, tal como fez durante todas as vezes que foi para pista. Nuno Godinho em Smog Buggy alcançou “a prata” e António Estêvão aos comandos de um Can-Am X3 completou o pódio.

PTRX MACAO 123 SUPERBUGGY Paulo Godinho (Super Buggy)

Supercars

José Lameiro mostrou que está cada vez mais entrosado com o Skoda Fabia. Arrancou melhor e fez uma prova isenta de erros. João Novo nunca baixou os braços, mas o ritmo do Peugeot 206 nunca lhe permitiu ir mais além e ficou com o segundo posto. Daniel Pacheco, em Subaru Impreza, apesar de estar na Divisão 2, que venceu, nunca perdeu muito de vista os pilotos da Divisão 1 e fechou o pódio. 

PTRX MACAO 3 SUPER CAR José Lameiro (Skoda Fábia)

Após qualificações

Na Iniciação, João Novo ao volante de um Toyota Starlet vai partir na frente para a Final desta quarta jornada do campeonato. André Monteiro, também em Toyota, mas num Corolla partirá da segunda linha da grelha, seguido por Gonçalo Rocha em Peugeot 106 XSI. Rafael Rego, também em Peugeot 106 XSI, que ainda venceu uma das corridas será uma baixa de peso, uma vez que voltou a ter problemas de caixa de velocidades.

Na categoria reservada às duas rodas motrizes, Adão Pinto em Opel Astra vai para a Final com a melhor posição da tabela. Andreia Sousa (Peugeot 306), irá alinhar no segundo lugar defendendo assim, da melhor maneira, a classificação das senhoras.

José Queirós (Peugeot 206) arranca para o último embate do dia no melhor lugar entre a categoria Super 1600. Mas Rogério Sousa já deu provas que não lhe irá facilitar a vida

Na Nacional A 1.6, Leonel Sampaio, em Citroën Saxo denominou de princípio a fim toda a sessão de qualificação. Américo Sousa (Citroën Saxo) e Tiago Ferreira (Peugeot 106) estarão “ a seu lado” no arranque para a Final.

José Lameiro com um Supercar Skoda Fabia partirá à frente de Gonçalo Novo (Peugeot 206), numa final que se aguarda com muita expectativa.

Pedro Rosário( Semog Bravo), Luís Almeida (LBS RX01), Rui Nunes (LBS RX01)e Tiago Freitas (Proto Hsport) estarão na linha da frente para a Final do Kartcross. Jorge Gonzaga, abandonou na última corrida de qualificação e optou por não alinhar na final.  

 Nos Super Buggy, Paulo Godinho liderou toda a sessão de qualificação e arranca na melhor posição para a última corrida desta jornada.

PTRX Mação 1 kart 

Fotos por: Henrique Lourenço

Ralicross - Mação Verde Horizonte - Sábado

logo ptrx preto

Mação Verde Horizonte é a quarta prova do PTRX 2020. Esta tarde, Sábado dia 5 de Setembro, tiveram lugar os treinos e as primeiras corridas de qualificação, que serviram já para dar uma primeira ideia dos possíveis escalonamentos de forças para as Finais, que vão ser disputadas amanhã, Domingo, à tarde.

Resumo do primeiro dia de competição

Iniciação

A vitória nas duas primeiras corridas de qualificação garantiram a Gonçalo Novo em Toyota Starlet uma dose de confiança extra para a jornada de amanhã. Gonçalo Rocha (Peugeot 106 XSI) e André Monteiro (Toyota Corolla), foram os que mais tentaram contrariar o domínio do piloto da Motofil, completando por esta ordem a classificação deste primeiro dia de provas. Rafaela Barbosa em Citroën AX, a única senhora em prova nesta classe, continua o seu processo, não conseguiu concluir nenhuma das corridas do dia, mas enquanto esteve em prova demonstrou sempre um ritmo regular.

355 iniciação min Gonçalo Novo (Toyota Starlet)

Nacional 2 RM

Depois da ausência de Castelo Branco, Adão Pinto aos comandos de um Opel Astra regressou da melhor maneira ao Campeonato. Na primeira corrida deixou escapar o lugar mais alto do pódio para Fernando Silva (Seat Ibiza), mas venceu a segunda e nas contas do final do dia acabou por levar a melhor. Com o piloto do Ibiza TDI a concluir o dia no segundo lugar, seria Andreia Sousa (Peugeot 306) a fechar o pódio, posição que também ocupou nas duas primeiras corridas.

213 2RM min Adão Pinto (Opel Astra)

Nacional A 1.6

O Citroën Saxo de Leonel Sampaio voltou a impor-se à concorrência. Terminando as duas corridas do dia sempre com uma vantagem superior a dois segundos face à concorrência. Rafael Rocha, garantiu o segundo posto do dia, seguido de Américo Sousa, ambos em Citroën Saxo. O quarto posto foi reclamado pelo Tiago Ferreira em Peugeot 106.

169 A 1.6 min Leonel Sampaio (Citroën Saxo)

 Super 1600

Embalado pela conquista na anterior jornada de Castelo Branco, José Queirós em Peugeot 206, liderou o primeiro dia de qualificação. Bruno Gonçalves em Citroën Saxo foi quem mais tentou contrariar o piloto do 206, tendo mesmo que impor um ritmo ao nível de uma Final. Rogério Sousa em Ford Fiesta e Jorge Machado em Citroën C2, protagonizaram um “duelo” ímpar durante toda a qualificação, mas no final seria Sousa a Levar a melhor.   

123 Super1600 min José Queirós (Peugeot 206)

Supercars

João Novo em Peugeot 206 e José Lameiro Skoda Fabia, dividiram entre si as duas primeiras corridas do dia. Mas na contabilidade final o resultado foi mais favorável ao piloto da Motofil. Lameiro que a cada volta parece cada vez mais adaptado ao Fabia, ainda chegou a liderar a segunda corrida, mas na terceira volta, na entrada para a reta da meta, “perdeu” a trajetória, atravessou-se na pista e Novo aproveitou para assumir o comando. Daniel Pacheco em Subaru Impreza, mas na Divisão 2, garantiu o terceiro posto “à geral”.

12 SuperCar min João Novo (Peugeot 206)

Kartcross

Jorge Gonzaga aos comandos de um LSB RX01, começou a defender da melhor maneira a atual liderança do Campeonato de Kartcross, vencendo a primeira corrida de qualificação desta quarta jornada do PTRX. Pedro Rosário em Semog Bravo reservou o segundo posto e provou que está cá para discutir os lugares cimeiros do campeonato. Luís Almeida (LBS RX1) que também ocupa uma posição cimeira na tabela fechou o pódio deste primeiro dia. Daniela Godinho (Semog Bravo) melhor entre as Senhoras foi oitava “à geral”. João Pinheiro (LBS RX01) no 12º foi o melhor entre os Iniciados. Em ASK EVO Tiago Pinto foi o melhor Rookie.

PTRX Mação 1 kart Jorge Gonzaga (LSB RX01)

Super Buggy

Paulo Godinho em Super Buggy impôs-se à concorrência, nomeadamente ao Semog Buggy do espanhol Oscar Gomez. Miguel Mota em Toniauto TT foi terceiro, na contabilidade final deste primeiro dia.

123 SuperB min Paulo Godinho (Super Buggy)

BREVES

Santinho Mendes: 50 anos de carreira

Santinho Mendes é o nome que se destaca na lista de inscritos desta quarta jornada do PTRX, Mação Verde Horizonte.

O pluricampeão de automobilismo está este fim-de-semana no traçado da Boavista, para celebrar 50 anos de carreira, conviver com amigos e claro “matar saudades” do ambiente de pista.

Este regresso “foi um género de brincadeira dos ‘mais novos’ e, claro, aceitei”, adiantou o piloto que apesar de ter experimentado e vencido na generalidade das disciplinas do desporto automóvel nacional, faz aqui em Mação a sua estreia no Ralicross e claro aos comandos do Opel Astra 2.0 com que o neto António, desta vez ausente pois está em período de exames, alinha na categoria Nacional 2RM .

Antes da ida para a pista, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting também não quis deixar passar em branco a ocasião, entregando a Santinho Mendes um troféu comemorativo destes 50 anos de carreira.

PTRX Macao Santinho BOuro2 2 Santinho Mendes e Armando Fidalgo, em representação da FPAK PTRX Macao Santinho BOuro2 1 Santinho Mendes  

Novo com 206 na Supercar

João Novo, na categoria Supercar, alinhou em Mação aos comandos de um Peugeot 206, deixando desta vez em casa o Citroën DS3 que na anterior jornada levou a Castelo Branco, prova onde foi o primeiro a ver a bandeira xadrez, mas que acabou por perder na “secretaria” devido a uma penalização. Como é seu apanágio e independentemente do carro com que se apresenta será certo que o único objetivo é a vitória.

PTRX Macao JNovo João Novo

Fotos por: Henrique Lourenço

Mação acolhe meia centena

logo ptrx preto

A pista da Boa Vista vai receber a quarta jornada do PTRX2020. Mação Verde Horizonte vai ser já no próximo fim-de-semana de cinco e seis de Setembro.

Com tudo em aberto nos campeonatos de Ralicross, Kartcross e Super Buggy em, sem público e com umas bodas de ouro a assinalar. Em poucas palavras será assim a prova do Clube Automóvel de Mação.

No Ralicross o primeiro destaque vai para a Iniciação, que com seis inscritos apenas a Rafaela Barbosa tem o resultado garantido, ou seja a participante feminina melhor classificada; todos os outros vão certamente lutar pelos lugares do pódium, com Rafael Rego a partir com a vantagem de liderar o campeonato.

Na Nacional 2RM é igualmente certo que Andreia Sousa tem garantida a vitória no feminino, mas é também quase certo que apostará no pódio, pois recorde-se que é justamente Andreia que lidera a classificação. Registe-se ainda o regresso de Daniel Teixeira, o vencedor da prova de Lousada.

José Lameiro e João Novo deram espectáculo nos Supercar em Castelo Branco e a estes, na próxima prova, vai-se juntar Daniel Pacheco, que aposta na Divisão Dois.

Na Nacional A1.6 vamos ter não dois, mas quatro galos para um poleiro. São eles Rafael Rocha, Leonel Sampaio, Tiago Ferreira e Américo Sousa.

Nos Super 1600 José Queirós vai a Mação motivado pela recente vitória em Castelo Branco, mas Joaquim Machado é o comandante da tabela classificativa e certamente que tudo fará para consolidar a posição. Mas como sabemos, esta é a categoria mais competitiva do campeonato e tudo se pode esperar.

Nos Super Buggy são seis os inscritos e Paulo Godinho lidera a classificação.

Deixamos os Kartcross para o fim, pois aqui há 16 pontos a separarem os cinco primeiros e nas três provas disputadas tivemos outros tantos vencedores. São eles Jorge Gonzaga, Rui Nunes e Pedro Rosário. Será que em Mação teremos a primeira “repetição” do ano ou, por outro lado, teremos “mais um” a complicar as contas? A ver vamos.

Bodas de Ouro de Santinho Mendes

Durante a realização de Mação Verde Horizonte, Santinho Mendes vai comemorar 50 anos de carreira dedicada ao automobilismo e vai-se estrear no Ralicross, ao volante do Opel Astra que deu o título na Nacional 2RM ao neto, António Santinho Mendes.

Além da estreia no Ralicross, o piloto de Abrantes vai também reunir-se e confraternizar com aqueles que tantas vezes ocuparam o banco da direita, os seus navegadores e outros que de várias formas participaram das tantas vitórias, que fizeram com que o Santinho Mendes seja um nome incontornável do nosso desporto motorizado.

O público é que mais uma vez vai estar arredado da pista. O desenrolar das provas poderá ser acompanhado nas redes sociais do Campeonato, ou no site https://www.ptrx.pt/

PTRX MAÇÃO 25 Arquivo Mação 2019 PTRX MAÇÃO 32 Santinho Mendes 

As Bodas de Ouro de Santinho Mendes

logo ptrx preto

Pista de Mação vai ser palco da comemoração dos das Bodas de Ouro de Santinho Mendes na competição, durante a realização da quarta prova do PTRX 2020 em cinco e seis de Setembro próximo.

Mação Verde Horizonte vai ser a quarta prova do ano, de uma época marcada pelo combate ao COVID19 e mais uma vez será uma prova sem público, No entanto, esta vai ser também a prova em que Santinho Mendes vai comemorar 50 anos de carreira.

A pista da Boavista, em Mação, vai o local onde o veterano Santinho Mendes, piloto que marcou uma época na velocidade, nos ralis, no todo-o-terreno e que foi um dos “pais” do autocross, se estreie no Ralicross.

Segundo o filho, Vítor Mendes, tudo começou “com um convite do meu filho. O António, que não pode correr em Mação, pois está em época de exames, decidiu desafiar o avô a participar e emprestou-lhe o Opel Astra.”

Além da estreia no Ralicross, o piloto de Abrantes vai também reunir-se e confraternizar com aqueles que tantas vezes ocuparam o banco da direita, os seus navegadores e outros que de várias formas participaram das tantas vitórias, que fizeram com que o Santinho Mendes seja um nome incontornável do nosso desporto motorizado.

As inscrições para a quarta prova estão a decorrer a bom ritmo, prevendo-se uma lista de inscritos bem recheada em Mação.

macao santinho domingo Santinho Mendes (neto) - Opel Astra - Arquivo: Mação 2018

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.