Acessibilidades no Ambiente Construído

No dia 15 de dezembro de 2023 foi publicada a versão portuguesa da norma EN 17210: 2021, trata-se de um marco histórico por ser a primeira norma Europeia a tratar todas as áreas do espaço construído, com definição de requisitos e recomendações tendo em conta todos os tipos de espaços construídos e todos os tipos de deficiências/incapacidades.

A ABIMOTA, enquanto ONS (Organismos de Normalização Setorial) para a área das Acessibilidades e Design Inclusivo, com a Coordenação da Comissão Técnica CT177, liderou o processo de tradução desta norma com mais de 300 páginas.

Esta norma descreve os requisitos funcionais básicos e mínimos e recomendações para um ambiente construído acessível e utilizável, seguindo os princípios "Design for All"/"Design Universal" que facilitarão a utilização equitativa e segura por uma vasta gama de utilizadores, incluindo pessoas com incapacidade. 

Os requisitos e recomendações fornecidos neste documento são aplicáveis em todo o espectro do ambiente construído. 

Estes requisitos e recomendações de acessibilidade funcional e usabilidade são relevantes para o projeto, construção, remodelação ou adaptação e manutenção de ambientes construídos, incluindo zonas pedonais ao ar livre e áreas urbanas.

Juntos, vamos construir um futuro mais acessível onde todos possam usufruir do mesmo espaço.


Pub Exn
Pub Cpl3
Pub Iba