Rafael Reis vencedor do GP Abimota

Rafael Reis (Gladdrive-Q8-Anicolor) sagrou-se vencedor do Grande Prémio Abimota, dando sequência aos êxitos da equipa que em 2022 venceu com Luís Mendonça. A última etapa entre Anadia e Águeda na distância de 160,8 k, foi bastante movimentada, mas controlada pela Glassdrive-Q8- Anicolor.
Uma fuga e 17 ciclistas nunca colocou em perigo a camisola amarela de Rafael Reis, a diferença que chegou a 2 minutos para o pelotão foi progressivamente diminuindo. Na subida para Talhadas ficaram na frente Christopher Morales, Pedro Andrade, Bruno Silva, Gaspar Gonçalves, César Fonte e André Ramalho, que atingiram a reta da meta quando já sentiam o respirar do pelotão. O porto-riquenho que já tinha brilhado na Volta do Futuro, foi o mais rápido ao bater no sprint Pedro Andrade e o sempre jovem Bruno Silva, com o grupo do camisola amarela a gastar mais 10 s. «O nosso objetivo frente às equipas Continentais portuguesas era vencer uma etapa, porque sabíamos que seria muito difícil discutir e geral. A vitória surgiu no ultimo dia o que nos deixa muito satisfeitos e com os objetivos cumpridos», afirmou a A BOLA o ciclista da Maglia-Tecnosylva sedeada em Bembibre na província de León.
«Conseguimos chegar ao fim e vencer o Grande Prémio Abimota, que era o plano que tínhamos traçado. Ao vencer o contrarrelógio coube-me a mim assumir a luta pela geral, dispondo de uma equipa que esteve sempre ao meu lado. Agradeço aos meus companheiros que foram muito importantes, assim como o restante staff da Glassdrive-Q8-Anicolor, para mais uma vez ser a vencedora», contou Rafael Reis ao nosso jornal.
Cenas lamentáveis no final da etapa que envolveram dois ciclistas que já têm idade e deviam ter juízo para evitar o que não se devia ver na modalidade.
Nas restantes classificação Kelly-Simoldes-UDO venceu por equipas, Luís Gomes (Kelly-Simoldes) nos pontos, Emanuel Duarte (Efapel) na montanha, Francisco Campos (Fonte Nova) camisola autarquias, Elkin Robles (Maglia-Tecnosylva) geral de equipas de clube, César Martingil (Aviludo-Louletano) metas volantes, Afonso Lopes (Porminho) juventude e João Medeiros (Credibom) metas bolinhas.
Os ciclistas Pedro Andrade (BTF-Feirense) e Gaspar Gonçalves (Efapel) foram expulsos da corrida, o primeiro tinha sido segundo na etapa e o segundo ocupou a 4.ª posição, ambos acabaram também por ser multados em 50 francos suíços - 52 euros.
Fonte: https://www.abola.pt/nnh/2023-06-11/ciclismo-rafael-reis-vencedor-do-gp-abimota/991471