BIKE UP na “Finish Line”

Junho foi o mês das últimas atividades do projeto Bike Up e o encerramento do mesmo aconteceu no passado dia 29, nas instalações da ABIMOTA.  

O Projeto BIKE UP visa reforçar o empreendedorismo qualificado, jovem e criativo. É promovido pela ABIMOTA - Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas Ferragens Mobiliário Metálico e Afins e é implementado por GESTLUZ Consultores. Este programa de empreendedorismo para o setor das bicicletas foi aprovado no âmbito do COMPETE 2020.

BIKE SQUAD realizou-se no dia 13 de junho no Parque da Ciência e Inovação de Aveiro.

BIKE SQUAD é um conjunto de visitas a entidades e infraestruturas de incubação e aceleração do ecossistema de dinamização de empreendedorismo português, 

Bike School em Famalicão a 15 de junho

A Escola Secundária D. Sancho I, Vila Nova de Famalicão recebeu a última atividade Bike School, destinada aos jovens do ensino secundário.

BIKE PITCH teve lugar no dia 16

BIKE PITCH foi um dos momentos finais do projeto BIKE UP. Os projetos finalistas foram apresentados numa sessão online, em que cada um dos candidatos a empreendedores apresentou e defendeu a respetiva ideia, perante um júri ligado ao setor.

À fase final chegaram oito projetos, com conceitos variados, mas que em comum têm as duas rodas e mobilidade suave no seu foco,

Smart Serial Number foi apresentado como um projeto que pretende fazer diminuir drasticamente o insucesso na recuperação de bicicletas roubadas ou furtadas. Pretende substituir o comum número de série, por uma ferramenta de rastreio digital.

Ethernal Bikes pretende oferecer uma solução sustentável, passando pela alteração do paradigma atual da utilização. Dessa forma, quem adere a este projeto de negócio, está a comprar todo um serviço e não o objeto, com uma solução semelhante à do “renting”, já patente no mercado automóvel.

Green Square pretende afirmar-se como a rede social dos utilizadores de bicicleta. Os aderentes a esta rede social poderão partilhar experiências, encontrar companheiros para passeios de bicicleta, recolher recompensas e até descontos.

Bike P&S, sendo o P de “Parking” e o S de “Storage”, este projeto pretende implementar a mobilidade sustentável, ao oferecer um equipamento, a que chamam “cacifo”, adaptado a parques de estacionamento automóvel, onde no espaço de carro é possível estacionar seis bicicletas.

Anciian pretende reforçar a economia circular, ao criar bicicletas de conceção modular, que permitem ser atualizadas ou reparadas com facilidade e apenas duas ferramentas. Além disso, os tutoriais de reparação e manutenção estarão disponíveis nas plataformas digitais de distribuição de imagem.

Bike Drone pretende oferecer novas soluções de parqueamento de bicicletas.

Flattie é o nome do capacete que é fácil de transportar e, sobretudo, sustentável e cem por cento reciclável. Como base tem a tão portuguesa cortiça e uma vez desdobrado fica completamente plano. Está já numa fase adiantada de desenvolvimento e até já passou nos testes de impacto.

Ancient Routes pretende oferecer tour e eventos em bicicleta, tendo soluções para o meio empresarial, como team buildings, e também para outros públicos, com campos de férias em bicicleta e eventos/visitas turísticas. Tudo, claro, com a bicicleta como meio de transporte.

Bike Finish Line, a Sessão de Encerramento do projeto BIKE UP.

Bike Finish Line foi realizada no Auditório da ABIMOTA, na sexta-feira, dia 29 de julho, às 14:00 horas.

Na sessão de encerramento foram apresentados os resultados finais deste programa, que durou dois anos e promoveu mais de meia centena de atividades, envolvendo mais de 1.300 participantes.

Programa iniciou-se às 14:00 horas, com a  Credenciação do participantes. Às 14:30 decorreu a Abertura da Sessão Finish Line e apresentação dos projetos da ABIMOTA, Bike Up, BIKiNNOV, Portugal Bike Value, PortugaBuildingHardware, PortugaMetalFurniture, por Gil Nadais, Secretário-Geral da ABIMOTA

Às 15:00 horas aconteceu a apresentação dos objetivos e resultados do Bike Up, por Ricardo Luz da Gestluz Consultores. 

Depois “O setor das duas rodas: transformações, tendências, desafios e oportunidades” esteve em discussão, na mesa-redonda em que participaram Pedro Conceição, InCycles, Thiago Lemos, SwiftCarbon, Sérgio Rodrigues, BIKAP e a moderação esteve a cargo de Ricardo Luz.

Sessão de encerramento a cargo do Presidente do Compete, Nuno Mangas, precedeu a visita aos laboratórios, o Porto de Honra e Networking.  

Gil Nadais
Ricardo Luz
Vital Almeida (ABIMOTA) Nuno Mangas (Presidente da Comissão Diretiva do Compete 2020)


Pub Exn
Pub Cpl3
Pub Iba