Inovação portuguesa no Japão com ABIMOTA e AM2R
A ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Atividades Complementares – marcou presença no Japan Bike Show 2025, em Tóquio, com uma comitiva técnica e empresarial integrada na Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas (AM2R).
Durante o certame, foram apresentadas algumas das soluções inovadoras desenvolvidas por empresas portuguesas que posicionam Portugal como um centro europeu de mobilidade suave de alto valor, com forte aposta na sustentabilidade e criação de cadeias de distribuição curtas.
A presença da ABIMOTA e da AM2R no Japão reforça o compromisso da indústria nacional com a internacionalização, inovação e transição energética, reposicionando Portugal como país onde se investigam e desenvolvem novas formas de mobilidade e assim promovendo o que de melhor se faz em Portugal no setor das duas rodas.
Ao longo dos três dias do Japan Bike Show 2025, o espaço da ABIMOTA e da AM2R recebeu a visita de diversos atores estratégicos da indústria internacional das duas rodas, nomedamente representantes de marcas globais e instituições congéneres.
É de realçar a visita ao espaço da ABIMOTA de Seiko Hashimoto, ex-atleta olímpica de patinagem no gelo e ciclismo de pista, ex-ministra da Igualdade de Género e Ministra da Capacitação das Mulheres, foi igualmente presidente do Comité Olímpico do Japão e atualmente é presidente da Federação Japonesa de Ciclismo. Hashimoto mostrou-se impressionada com o nível de sofisticação tecnológica e com a abordagem integrada da AM2R, sublinhando o potencial de cooperação bilateral entre Portugal e Japão na promoção da mobilidade suave e da inovação industrial.
Reunião Internacional do Comité Técnico ISO/TC 149
O ISO/TC 149 é o comité técnico da Organização Internacional de Normalização (ISO) responsável pela normalização de veículos de duas rodas, incluindo bicicletas, ciclomotores e componentes associados.
Durante a reunião internacional de 2025, realizada em Tóquio, representantes de vários países — incluindo Portugal, Japão, Alemanha, China e Estados Unidos — reuniram-se para discutir a atualização de normas técnicas para segurança, interoperabilidade e sustentabilidade; a inclusão de requisitos para sistemas elétricos e baterias em bicicletas e ciclomotores; a harmonização de critérios entre mercados europeus e asiáticos e propostas para novos métodos de ensaio e certificação
A delegação portuguesa, liderada por técnicos da ABIMOTA, apresentou contributos relevantes no âmbito da mobilidade suave, reforçando o papel de Portugal na definição de padrões globais para o setor.
Esta reunião reforça o compromisso internacional com a qualidade, segurança e inovação na indústria das duas rodas.
A presença da ABIMOTA é feita em articulação com a AM2R – Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial no Setor das Duas Rodas, um consórcio financiado pelo PRR/Next Generation EU que reúne 47 empresas e instituições, incluindo a líder, Polisport. A AM2R tem como missão acelerar a transição tecnológica e produtiva do setor, apostando em tecnologias da Indústria 4.0, mobilidade suave, digitalização e sustentabilidade. Atualmente está com um nível execução de 63 porcento.
Seiko Hashimoto, presidente da Federação Japonesa de Ciclismo, com os representantes da ABIMOTA, Sérgio Ribeiro e Sérgio Gonçalves.
