ABIMOTA apresenta uma nova face para a indústria das duas rodas
A EuroBike, a maior feira europeia e uma das maiores do mundo dedicada às duas rodas e mobilidade suave abriu portas no dia 25 de junho, em Frankfurt, na Alemanha. A ABIMOTA promove a maior presença portuguesa de sempre, centrada no projeto AM2R.
O projeto AM2R - Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas, liderado pela Polisport, é financiado pelo PRR/Next Generation EU e pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e com esta presença na EuroBike reforça o objetivo de promover Portugal enquanto líder no setor das duas rodas e mobilidade suave.
Portugal caminha no sentido de se transformar num centro de referência de investigação e desenvolvimento das duas rodas e mobilidade suave, torando-se numa referência em termos de eficiência, sustentabilidade e competitividade global, recorrendo a tecnologias da Indústria 4.0. e reposicionando-se, dessa forma, promovendo a inovação e a transição das empresas de fornecedores OEM para parceiros ODM.
Ao todo, a comitiva presente na Eurobike integra 24 empresas e instituições. A saber:
Polisport Plasticos
ABIMOTA
BIKiNNOV - Bike Value Innovation Center Association
CarbonTeam
Castros - Iluminações Festivas S. A
CeNTI - Centre for Nanotechnology and Advanced Materials
Ciclo Fapril - Metal Works
Código Exacto - Unipessoal Lda.
FJ Bikes Europe
InCycles Bike Group
Jasil, Lda
Lightmobie, Lda
Machontrol - A. J. Saraiva Lda
Matglow - Smart Materials, Unipessoal Lda.
Miranda & Irmão, Lda / Miranda Bike Parts
NDTuned
RODI Industries, S.A
Sangal - E-Bike Manufacturing
Triangles Cycling Equipments S.A.
Unibike Factory S.A.
Valver
As declarações de Gil Nadais, Secretário-Geral da ABIMOTA, na abertura do evento:
“Estamos, naturalmente, muito entusiasmados com a presente participação, que será para nós a mais importante de sempre. Reunimos mais de duas dezenas de empresas e instituições, que trazem até aqui uma amostra do melhor que Portugal tem para oferecer; desta forma mostramos a nossa capacidade de produzir e, sobretudo, de nos reposicionarmos e é motivo de orgulho, reforçado pelo facto de estarmos a uma semana da comemoração do cinquentenário da ABIMOTA.”
“A sustentabilidade e os princípios da economia circular são pilares centrais do setor português das duas rodas e mobilidade suave, com foco na redução da pegada de carbono e na adoção de práticas ecológicas no design e produção de bicicletas e sistemas de mobilidade. O setor das duas rodas em Portugal tem um forte potencial de crescimento, especialmente face aos objetivos de sustentabilidade da UE para 2030. É essencial impulsionarmos e mostramos a inovação local, a investigação e desenvolvimento, encontramos soluções de alta qualidade para sermos competitivos a nível global.”
A Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas (AM2R) é financiada pelo PRR/Next Generation EU, a AM2R envolve 47 empresas e instituições, incluindo a líder Polisport, e já capacitou mais de metade destas, com tecnologias da Indústria 4.0. e está com um nível de execução da ordem dos 63 porcento.
EuroBike 2025
Gil Nadais, Secretário-Geral da ABIMOTA
Imagens vídeo disponíveis em: https://we.tl/t-fSAXLc8vpk