Sea Otter: o balanço
Terminou no domingo passado o maior evento dedicado à bicicleta e mobilidade suave da costa oeste do Estados Unidos, que teve a participação de uma delegação portuguesa.
A Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas (AM2R), esteve presente no Sea Otter, em Monterey, Califórnia, tendo como objetivos, divulgar Portugal como origem e destino para uma nova indústria da mobilidade suave e duas rodas e apresentar os resultados já conseguidos, no sentido de dotar as empresas nacionais do setor, de tecnologia da Indústria 4.0.
O balanço desta deslocação, liderada pela ABIMOTA, é francamente positivo, de acordo com as palavras de Gil Nadais, Secretário-Geral desta associação:
“A Sea Otter, posso dizê-lo, faz parte do calendário de deslocações para promoção do setor, há algum tempo. Nas primeiras deslocações que fizemos a este evento, pudemos confirmar o potencial do mercado norte-americano, que é um dos mercados-alvo para nós.”
Numa altura em que a grande volatilidade dos mercados está na ordem do dia, poderá parecer estranha uma deslocação aos Estados Unididos. No entanto, Gil Nadais reforça que “estas deslocações são importantes e são-no mais ainda em momentos como estes que vivemos. O potencial do mercado norte-americano é grande, é importante para nós e devemos estar atentos a como se comporta e quais as oportunidades que se nos apresentam. Apesar de tudo, com o incremento tecnológico e o reforço da posição de Portugal enquanto país de investigação e desenvolvimento de novas soluções de mobilidade, coloca-nos numa posição privilegiada de acesso aos mercados mais exigentes.”
A Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas (AM2R) é financiada pelo PRR/Next Generation EU. A AM2R envolve 44 empresas e instituições, incluindo a líder Polisport, e já capacitou mais de metade destas, com tecnologias da Indústria 4.0. e está com um nível de execução superior a 50 porcento.