Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.

ABIMOTA acolhe seminário dedicado à igualdade salarial entre mulheres e homens

ABIMOTA Logo

A ABIMOTA e o BIKiNNOV promoveram no passado dia 30 de junho de 2023 o seminário “Estratégias para a Igualdade no Trabalho”, dirigido aos associados e a profissionais de recursos humanos.

O seminário teve um painel intitulado “Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens” com o objetivo informar os participantes sobre a legislação e normas relacionadas com a igualdade salarial, a fim de promover a conformidade legal e a adoção de práticas adequadas pelas organização e empresas.

O painel foi moderado por Rosa Monteiro, Ex-Secretária de Estado para a Igualdade e atualmente é professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora no Centro de Estudos Sociais (CES). Contou com os seguintes oradores: Carla Tavares, Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE); Manuela Moreira, Diretora do Centro Local do Baixo Vouga; e, Eduardo Feio, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, entidade com a impelementação do Plano para a Igualdade e com uma política para que as mulheres desempenhem funções tradicionalmente masculinas.

Gil Nadais, Secretário-geral da ABIMOTA referiu que “este seminário resulta das muitas dúvidas das empresas na aplicação da Lei nº60/2018 da igualdade remuneratória, especialmente no caso das que foram notificadas pela ACT e que devem apresentar um plano de diagnóstico e de eliminação da desigualdade remuneratória. Existe uma necessidade de fazer um trabalho para o setor das duas rodas, por um lado ao nível da capacitação e por outro a análise de funções assentes em critérios objetivos, o que passa por atualizar os Contratos Coletivos de Trabalho com a concertação social, dado que se encontram desatualizados e enviesados”.

Vital Almeida, Presidente da ABIMOTA defendeu que “as associações do setor têm de se mobilizar no sentido de criarem massa crítica que permita tornar a lei efetiva. Este é um desafio que a ABIMOTA assume, no sentido de ajudar os seus associados. Por outro lado, tanto a ABIMOTA como o BIKiNNOV estão a construir os seus planos para a igualdade salarial”.

As duas entidades estão empenhadas em promover uma rede de colaboração de responsáveis de recursos humanos, pelo que irão ser promovidas sessão de trabalho em conjunto, que vão fornecer dados para os planos de igualdade e para a caracterização do setor.

IMG 20230630 WA0010 

Da esquerda para a direita: Vital Almeida, Presidente da ABIMOTA; Carla Tavares, Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE); Rosa Monteiro, Ex-Secretária de Estado para a Igualdade, professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora no Centro de Estudos Sociais (CES); Daniela Herculano, BIKiNNOV; Gil Nadais, Secretário-Geral da ABIMOTA.

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.