GP ABIMOTA arranca às 14 horas de dia nove
Proença-a-Nova vai acolher a partida da 43ª edição do GP ABIMOTA, que vai estar na estrada de nove a onze de junho.
Inicialmente previsto como contrarrelógio por equipas, a primeira etapa do GP ABIMOTA passa agora a contrarrelógio individual e vai ter lugar nas ruas de Proença-a-Nova, onde se vão disputar os primeiros sete mil e 600 metros, dos 343,4 quilómetros previstos para a próxima edição.
Esta alteração é introduzida com o objetivo de aumentar a competitividade de prova.
Recorde-se que no sábado, dia dez, a partida vai ser dada em Oleiros, para a etapa mais longa e certamente mais dura do programa. Ao todo vão ser corridos 175 quilómetros até Vouzela, um final de etapa clássico desta prova.
Domingo, dia onze, vai acontecer a clássica etapa das praias, com o início em Sangalhos, Anadia. Os primeiros quilómetros vão ser planos, com zonas em que o vento norte poderá ser determinante para o desempenho e o esforço dos corredores. Ao quilómetro 104 vai haver uma primeira passagem pela meta instalada em Águeda. Depois, a parte final será marcada pelos prémios de montanha, com a subida até Talhadas, Sever do Vouga, a ter um papel fundamental para o vencedor ser encontrado. Ao todo vão ser disputados 160,8 quilómetros.
Programa
1ª etapa, 9 de junho, sexta-feira
Contrarrelógio individual: 7,6 km
Proença-a-Nova
2ª etapa, 10 de junho, sábado
Oleiros – Vouzela: 175 km
3ª etapa, 11 de junho, domingo
Anadia (Sangalhos) – Águeda: 160,8 km
Momento da partida do 42º GP ABIMOTA, em 2022. Imagem, arquivo, JAF Press.