Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.

As cargo-bikes afirmam-se como tendência para o futuro próximo

ABIMOTA Logo

Em Leipzig, na Alemanha, está a decorrer o Velo City 2023, até ao próximo dia 12 de maio e a ABIMOTA esteve presente ao abrigo do SIAC ABIMOTA PORTUGAL FEST 2020, projeto cofinanciado por Compete e Portugal 2020.

A ABIMOTA deslocou-se a Leipzig, na Alemanha, para participar na Velo City, evento fundamentalmente direcionado para a promoção do uso da bicicleta, onde são apresentadas e discutidas as novas tendências.

Na presente edição foi notório o incremento que as cargo-bikes estão a ter e vão ter ainda mais no futuro próximo, em termos de impacto na mobilidade.

As cargo-bikes, nomeadamente com apoio elétrico, cada vez mais se afirmam como a solução para as deslocações familiares e para a distribuição, fundamentalmente nos centros urbanos.

O conceito de “last mile”, o último quilómetro e meio, está cada vez mais presente na realidade da distribuição e as soluções apresentadas na Velo City, indicam esse caminho.

No regresso, Gil Nadais, Secretário-Geral da ABIMOTA, comentava a deslocação com estas palavras:

“Foi uma viagem muito proveitosa, pois o Velo City, sendo um evento dedicado à promoção do uso da bicicleta é, fundamentalmente, um evento de discussão e sobretudo de apresentação de tendências da mobilidade. Em Leipzig foi notório o incremento que as cargo-bikes estão a ter e vemos isso com muito bons olhos, pois para as empresas portuguesas esta tem sido a aposta em termos de desenvolvimento e produção nos últimos dois anos.”

São já várias as soluções desenvolvidas em Portugal, no que diz respeito a cargo-bikes e long-tails.

“No Velo City encontramos soluções adequadas ao uso familiar, por exemplo para quem tem filhos muito jovens e necessita de se deslocar sem os expor aos elementos, até soluções inovadoras para uso comercial. Por exemplo, vimos o caso de uma jornalista de uma cadeia internacional de televisão, que tem uma régie de realização e produção, montada numa cargo-bike.” Rematou o Secretário-Geral da ABIMOTA.

Soluções mais sustentáveis, menos poluentes e mais saudáveis serão o futuro, com a aposta na mobilidade suave.

Barra

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.