BIKiNNOV acolhe bolsas
BIKiNNOV é instituição de acolhimento para «Bolsas de Doutoramento em ambiente não académico», da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
No âmbito do desenvolvimento de atividades em prol de uma cultura de ciência para as políticas públicas, a BIKiNNOV será uma das entidades públicas de acolhimento de doutorandos abrangidos pelas Bolsas de Investigação para Doutoramento, financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
A Linha de Candidatura em Ambiente Não Académico de Doutoramentos da FCT tem como objetivo fortalecer a ligação entre os planos de trabalho desenvolvidos em ambiente académico e o tecido empresarial e social, de forma ampla, onde se incluem empresas, instituições públicas, sociais, de saúde, culturais ou outras instituições de interface.
Esta política pública de promoção de financiamento de ciência procura, assim, fortalecer as sinergias com o ambiente científico e académico, potenciando a inovação e competitividade. Prevê-se que sejam atribuídas 400 bolsas de doutoramento a planos de trabalho desenvolvidos em entidades não académicas como o IPDJ. Consulte a lista completa de instituições aqui.
A 8 de Março de 2022 foi formalmente constituída a BIKiNNOV, a associação encarregada de implementar e gerir o Centro de Tecnologia e Inovação que tem como finalidade prestar apoio técnico e tecnológico às empresas do setor das duas rodas, promovendo o uso da tecnologia e inovação como ferramentas para a melhoria da competitividade empresarial, para o incremento do valor acrescentado e para a qualificação da oferta, em particular, das pequenas e médias empresas (PME). Dedica-se à produção, difusão e transmissão de conhecimento orientado para as empresas e para a criação de valor económico, contribuindo para a prossecução de objetivos de política pública, orientando a sua atuação para as necessidades do mercado, procurando colmatar falhas existentes e contribuir para a resposta aos desafios societais.Nasceu da ambição de dar uma resposta mais global e qualificada da que é atualmente dada pelo Laboratório da ABIMOTA – Associação Nacional da Indústria das Duas Rodas, apostando decisivamente na inovação de processos e produtos. A ABIMOTA e a BIKiNNOV integram o consórcio da “Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das 2 Rodas (AM2R)”, financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A BIKiNNOV assume como visão “Ser par com o que de melhor existe a nível mundial no universo da mobilidade suave em termos de investigação e desenvolvimento, conjugando e desenvolvendo, as capacidades já existentes em Portugal”.
De uma forma genérica o CTI terá nos próximos seis anos:
-
4 eixos verticais (Materiais, Tecnologias de Produção, Processos Industriais e o Desenvolvimento de Produtos e Serviços);
-
4 eixos horizontais (Sustentabilidade, Digitalização, Pessoas e Propriedade Intelectual e Networking internacional).
A BIKiNNOV é uma associação que tem um forte compromisso com a Excelência e dará condições a todos aqueles que contribuam ativamente com a sua missão, ao nível da formação, da integração em outros projetos ou no se quadro de recursos humanos.
As manifestações de interesse para ter a BIKiNNOV como entidade de acolhimento de Bolsas de Investigação para Doutoramento deverão ser apresentadas até dia 31 de março, para o e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..O funcionamento base do Centro de Tecnologia e Inovação é assegurado através da ‘Missão Interface’ do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, financiado através do programa comunitário “Next Generation EU”, tendo como entidade intermediária a ANI – Agência Nacional para a Inovação.