Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.

Bons "negócios" na Eurobike

ABIMOTA Logo

O terceiro dia da maior feira de bicicletas da Europa, a Eurobike, que decorre até ao próximo domingo, dia 17 de Julho, em Frankfurt (Alemanha) serviu para confirmar as impressões dos dois primeiros dias de evento: muito público profissional e bons negócios no horizonte.

Pedro Araújo, Vice-Presidente da ABIMOTA, comentou que “a feira mudou para Frankfurt, um local muito mais central na Alemanha e sem dúvida que está a resultar, porque há muito mais visitantes. Nota-se que as pessoas depois deste interregno de dois anos, têm, querem e estão desejosas de contactar com as firmas novamente e voltar ao ritmo normal.”

Uma ideia que é corroborada pelo Secretário-Geral da ABIMOTA, Gil Nadais:

“Aquilo que vimos até ao momento é gratificante. É um evento que está a atrair muito público e também pelo interesse demonstrado pelas empresas portuguesas, por parte desse mesmo público. Estes três primeiros dias são destinados apenas a público profissional, portanto é aquele público que interessa às empresas e, portanto, têm tido experiências que têm sido gratificantes e têm feito negócios durante este tempo.“

A nova localização da feira, que passou de Friedrichshafen para Frankfurt, ajudou ao bom momento, mas a própria forma da sociedade atual encarar a bicicleta foi, certamente, um factor ainda mais importante..

“Penso que o que está a contribuir para isso é que a feira em Frankfurt é mais acessível, por assim dizer, é mais central e é uma zona que está mais preparada para a realização de congressos e, portanto, talvez isso sejam fatores que contribuem para essa adesão. Além disso tudo, temos que a bicicleta continua a ser um negócio que está em desenvolvimento e que as pessoas entendem cada vez mais que devem gozar o ar-livre como forma de recreação e que cada vez mais usam a bicicleta como forma de se deslocarem, sendo a bicicleta, cada vez mais, o veículo de eleição para as suas deslocações.” Referiu o Secretário-Geral da ABIMOTA.

A perspetiva do AICEP

Durante o segundo dia do evento, Portugal Bike Value recebeu a vista de Miguel Crespo, representante do AICEP na Alemanha, que realçou que:

“A nossa indústria que teve, mais uma vez em 2021 um desempenho extraordinário, deve ter crescido qualquer coisa como 30% para a Alemanha, para onde já exporta cerca de 108 milhões de Euros mas a perspetiva é de continuar, mostrou-se muito bem. É interessante ver gente na rua, gente a testar bicicletas, gente a testar todas as soluções, imensa curiosidade. Portanto, a dinâmica é muito favorável a um setor que se desmarca em relação aos outros bens de consumo porque há uma vitalidade muito evidente.”

Quanto à atual situação das duas rodas e mobilidade suave nacionais, o responsável do AICEP, acrescentou ainda que “penso que o cluster português se vai afirmando, há uma notoriedade evidente. Há oportunidades para “engrossar”, trazendo nomeadamente, peso no vestuário e no calçado desportivo, soluções que podem somar. É interessante vermos tecnologias a somarem-se, no domínio dos plásticos e das fibras, portanto há uma riqueza evidente e a perspetiva é que tanto com os nossos, como também a capacidade de poder atrair mais investimento para Portugal é muito encorajadora.

“Nós, AICEP, o que aqui vemos é um setor que se afirma como um cluster de sucesso, procuramos contribuir também fazendo “marketing inteligence”, identificando oportunidades, parceiros ou “sourcing”, portanto, tomara que todos fossem assim.” Rematou Miguel Crespo.

A Eurobike vai manter portas abertas até domingo, sendo o fim-de-semana aberto ao publico em geral. A deslocação de Portugal Bike Value à Eurobike, a maior feira dedicada à bicicleta e mobilidade suave da Europa, integra-se no programa ABIMOTA Export, co-financiado por Portugal 2020.

Gil Ndaias e Miguel Crespo Gil Nadais, à esquerda; Miguel Crespo, à direita.

Abimota 2020 rodape

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.