Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.

Duas rodas e mobilidade suave: Um novo passo na inovação

ABIMOTA Logo

Portugal Bike Value Digital Show foi um encontro digital, um espaço de apresentação e discussão de ideias em redor da mobilidade suave, promovido pela ABIMOTA e que se pautou pelo sucesso, na semana em que Portugal foi mais uma vez anunciado como o maior produtor europeu de bicicletas.

De 20 a 23 de Julho as duas rodas e mobilidade suave foram o centro da discussão, num fórum virtual em que participaram duas dezenas de convidados, que discutiram temas que foram desde a normalização à produção, da promoção aos apoios e à planificação do tecido produtivo nacional, sempre com Portugal Bike Value como pano de fundo.

“Acho que abrimos muito bem, com o tema “The Path”, o Caminho, num painel em que foi apresentado o Portugal Bike Value, resumida a sua história de seis anos, onde forma apresentados exemplos de sucesso, como foi o caso da Polisport e em que tivemos a presença de Manual Marsílio, CEO da CONEBI (Confederação Europeia da Indústria da Bicileta n.d.r.) e do Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, que muito nos honraram com a sua presença.” Declarou Gil Nadais, Secretário-Geral da ABIMOTA.

Nos restantes painéis discutiram-se temas com o impacto do COVID, o apoio do Laboratório da ABIMOTA, o acesso à tecnologia, redes de conhecimento, mecanismos de apoio às empresas e às suas necessidades de instalação no mercado nacional e, claro, o futuro de Portugal Bike Value.

As várias sessões tiveram as participações da Universidade de Aveiro, nomeadamente do seu Vice-Reitor, João Veloso, de instituições como o AICEP e o COMPETE 2020, além de representantes de empresas e de estruturas com funções idênticas às da ABIMOTA, nomeadamente a ABRACICLO.

O Futuro foi o tema do painel de encerramento. Sérgio Ribeiro, consultor de Portugal Bike Value, fez o balanço das conclusões dos painéis anteriores, em que Portugal foi aceite como um país dotado de tecnologia de ponta, de saber fazer, de estruturas capazes de apoiar, de formar e sobretudo de capacitar o setor ao mais alto nível. O mercado em franca expansão, apresenta novos desafios nomeadamente na necessidade de reindustrializar a Europa e em que Portugal está já no nível seguinte, permitindo assim um futuro claramente otimista para a fileira das duas rodas e mobilidade suave portuguesa.

O encerramento esteve a cargo de Gil Nadais e de João Miranda, Presidente da ABIMOTA, que fechou os trabalhos com uma nota de agradecimento aos participantes e de franco otimismo para o setor.

Portugal Bike Value está desde o dia 20 de Julho, à distância de um clique, patente como plataforma digital de promoção internacional do setor nacional, Portugal Bike Value Digital Market, acessível em: http://showroom.portugalbikevalue.pt/. Tudo isto, na semana em que Portugal “revalidou o título” de maior produtor Europeu de Bicicletas.

Abimota 2020 rodape

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.