logo ANIET

O Porto vai receber a ANIET International Summit - Conferência Internacional da Pedra Natural, onde vão ser debatidos os temas e as tendências para o futuro, numa organização da ANIET.

A ANIET é a associação empresarial que representa as pedreiras de rocha industrial e ornamental assim como a Indústria Extractiva e Transformadora sendo a única associação que representa o sector mineiro, tendo a missão de apoiar os seus associados, representá-los e defendê-los devido ao seu importante carácter económico e papel social.

Portugal é atualmente o sétimo maior exportador de Pedra Natural em termos agregados. Por exemplo, em 2019, as vendas para o mercado externo rondaram os 450 milhões de euros, com uma Taxa Média de Crescimento Anual positiva, entre 2011 e 2019.

A indústria extrativa e transformadora da pedra portuguesa está atualmente comprometida com quatro objetivos fundamentais: reduzir, reutilizar, reciclar, requalificar.

Redução da produção de resíduos, reaproveitamento de resíduos e água, reciclagem de materiais antigos e requalificação de pedreiras.

Estes conceitos são possíveis graças a uma forte implantação de tecnologia aliada a um conhecimento único do trabalho da pedra.

As preocupações socio-ambientais são cada vez mais um indicador obrigatório de gestão e hoje essa realidade está disseminada por todo o território.

A exploração responsável garante a sustentabilidade do setor, a segurança e bem-estar dos trabalhadores, da população e do meio ambiente.

Em locais de extração abandonados, hoje existem áreas de lazer, onde as famílias podem usufruir de tempo de qualidade em espaços renaturalizados, ou requalificados.

Recuperar passivos ambientais, devolver espaços à natureza e às pessoas, são preocupações atuais do sector da pedra natural em Portugal.

A conferência começa às 10h00 do próximo dia 10 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto

IMG 9490 IMG 5297 IMG 9461

barra apoios