Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.

“O Escritor de Epitáfios”, uma história de epílogos improváveis.

"O Escritor de Epitáfios" é o título da segunda obra de Pedro Gil de Vasconcelos, em que regressa ao tema do Caminho de Santiago, desta vez na forma de um romance.

“Olho-me ao espelho e devolve-me o olhar, um velho”. Desta forma começa a narrativa de “O Escritor de Epitáfios”, primeiro romance de Pedro Gil de Vasconcelos, que nos conta a história de um homem que farto do seu trabalho, escrita de epitáfios, percebe que está a escrever o seu próprio. Decide então partir numa aventura, que o leva por caminhos inesperados, em plena Geira Romana, a caminho de Santiago de Compostela.

É um caminho duro, de desencontros, de aprendizagens, de encontros com a história, com as lendas, com um território de dimensões mágicas, com a natureza exuberante do Alto-Minho e da Galiza, mas, sobretudo, do protagonista consigo próprio.

Num breve excerto do prefácio, Alberto S. Santos, escreve:

“Por entre veredas solitárias, pelo musgo e pelas exuberantes paisagens formadas pelo ciclo da Natureza, o leitor entra em lugarejos, aldeias e cidades, descobre a geografia humana deste caminho imemorial e sonda a alma dos peregrinos, tanto nas conversas simples do quotidiano dos seres que, durante alguns dias, entram em quase-solidão, como nas mais reveladoras das insondáveis teias das suas almas.”

“O Escritor de Epitáfios” tudo isto, mas é também uma história de epílogos improváveis.

O autor

Pedro Gil de Vasconcelos é licenciado em Cinema e Audiovisuais pela ESAP – Escola Superior Artística do Porto. Foi jornalista e desde sempre que faz da escrita ocupação, que divide com a produção e realização de audiovisuais.

Com os Caminhos de Santiago mantém uma relação de paixão, que já o levou a percorrer 15 caminhos distintos.

Na sua obra, destacam-se os documentários “O Meu Caminho” e “O Nosso Caminho”, que somam, até à data quatro dezenas de galardões internacionais. A estes junta-se ainda “Caminhos que Faço Meus” como primeira obra literária.

“Há mais de 1.200 anos que santiago é o destino, para milhões de peregrinos, que desde o Século IX percorrem caminhos encantadores, mágicos, que nos levam a vivenciar a atmosfera deste noroeste da Península Ibérica, pedaço mágico de terra, povoado por criaturas fantásticas e sobreposições sucessivas de civilizações.”

“No fundo é isto, o ambiente, essa magia, essa história rica, que me levou a contar esta outra história, que nasceu na sequência de um caminho, o Caminho da Geira e Arrieiros, que fiz em 2021.” Afirma o autor.

“O Escritor de Epitáfios” é uma edição da Editorial Novembro e está nas bancas desde o passado dia 5 de março.

MOCKUP O escritor de EpitáfiosPGV com livro O autor com o livro

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.