As festas e romarias mais tradicionais e castiças de Portugal integram a grelha de programação da RTP1, nas manhãs de sábado às onze horas e quarenta e cinco, desde o passado dia 13 de janeiro.
"Romaria do Meu Coração" é um magazine documental em que as festas tradicionais, tantas vezes as menos conhecidas e sempre as dotadas de marcas distintivas, são mostradas ao público pelos olhos de um habitante local, alguém que conhece como ninguém as tradições e os “protagonistas” de cada festa.
Este é um formato original da Completa Mente, criado e realizado por Pedro Gil de Vasconcelos.
“Confesso-me completamente fascinado com as festas e romarias e por isso desenvolvemos este programa, em que as queremos abordar de forma séria, ir em busca das tradições, das lendas que as sustentam. Fomos de Norte a Sul e de Este a Oeste ao encontro de quem festeja, para saber como festejam, o que comem, o que fazem.” Declara o criador do formato.
A RTP foi, naturalmente, o canal que acolheu o projeto.
“Sim, encontramos um “porto seguro” na RTP. Entendo este projeto como algo que pode ser um registo para memória futura, um espelho do melhor que as tradições portuguesas têm para nos dar e, por isso, o Romaria do Meu Coração é, antes de mais, serviço público.” Rematou Pedro Gil de Vasconcelos.
A produção de Romaria do Meu Coração arrancou em 2019, tendo ficado suspensa durante o confinamento motivado pelo COVID-19.
Os primeiros cinco episódios foram emitidos em Dezembro de 2020 e em cada eram apresentadas duas romarias, ou festas diferentes, tendo o formato captado a simpatia do público, com as audiências a situarem-se entre os sete e os onze porcento.
Terminadas as restrições motivadas pela pandemia, as gravações foram retomadas em 2022, tendo ido para o ar no passado sábado, dia 13 de Janeiro, tendo tido com temas a Procissão dos Sete Passos, em Freixo de Espada à Cinta e a Procissão da Mãe Soberana, em Loulé, tendo atingido um share de 8,2, com mais de 209 mil espectadores.
No passado Sábado, dia 20, o Romaria do Meu Coração abriu com as Festas do Junho, em Amarante, com toda a animação que os bombos levam até às ruas amarantinas e a originalidade da doçaria dedicada a São Gonçalo, padroeiro das festas. A segunda parte foi preenchida com Procissão do Senhor dos Passos, e as tradições relacionadas com a Semana Santa do Sardoal.
“Pelas reacções que tenho recolhido, parece-me que o Romaria do Meu Coração está a ter um desempenho excepcional. São cada vez mais as mensagens de parabéns que recebemos, quer nas redes sociais do programa, quer directamente.” Refere o criador do programa, que acrescenta ainda que, “acho que faltava um programa que de uma forma séria, sem descolar da animação, registasse as tradições, as divulgasse a ajudasse perpetuá-las, para memória futura.”
Para os restantes seis episódios, estão programadas as seguintes festas ou romarias:
27/1 – Festas Populares de São Pedro, Montijo e Nossa Senhora Aparecida, Torno, Lousada.
3/2 – Festa das Cruzes, Vila Nova de São Bento e Feira e Procissão da Senhora da Ouvida, em Colo de Pito, Castro Daire.
10/2 – Romaria de Nossa Senhora de Antime, Fafe e Mouriscada e Bugiada de Sobrado, Valongo.
17/2 – Via Sacra de Festas de Nossa do Pranto, Dornes, Ferreira do Zêzere e Romaria a Cavalo, desde a Moita até Viana do Alentejo.
24/2 – Festas de Nossa Senhora da Bonança e da Senhora da Ínsua, em Vila Praia de Âncora e Festas da Senhora da Pena, Mouçós, Vila Real.
2/3 – São João de Arga, Arga de Baixo, Valença e resumo do melhor de Romaria do Meu Coração.
Mais informação em: https://www.rtp.pt/programa/tv/p39864
Festas Populares de São Pedro, Montijo
Romaria da Senhora Aparecida