O Alto Minho no Salão do Imobiliário e Turismo Português

logo alto minho

A CIM do Alto Minho está de partida para Paris e junto vão algumas das principais instituições da região para participar no Salão do Imobiliário e Turismo Português, que se realiza em Paris nos próximos dias 18, 19 e 20.

O Alto Minho é hoje uma região moderna e atractiva para os investidores internacionais. Os últimos anos registam crescimentos sustentados e constantes, por vezes a dois dígitos, nas áreas da indústria, do imobiliário e do turismo. A título de exemplo, destacam-se alguns números:

Uma balança comercial de bens com uma taxa de cobertura de 151%. claramente superior à média nacional, que é de 80%.

Peso do VAB do Alto Minho é de 18,3% em sectores de actividade com alta e média-alta intensidade tecnológica, superior à média nacional que se cifra nos 5,3%.

O Alto Minho apresentou entre 2015 e 2016 um ritmo de crescimento dos indicadores de procura turística claramente superiores aos registados ao nível nacional e da Região do Norte, com um aumento de 22,0% no número de hóspedes, mais do dobro do registado ao nível nacional, a 17,3% nas dormidas e a 20,9% nos proveitos de alojamento.

Com a CIM do Alto Minho, vão algumas das principais instituições da região, representando sectores económicos e actividades diversas, que se vão dar a conhecer ao mercado francês e aos mais de 17 mil visitantes que se esperam para o evento, nomeadamente:

A CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho, que visa essencialmente promover a internacionalização das empresas do Alto Minho. A participação no Salão de Paris será também uma oportunidade para a CEVAL promover e divulgar os produtos da rede 100% Alto Minho, com o objectivo de difundir as marcas e mostrar o que de melhor tem o território.

Viana Pesca: a organização de Produtores Vianapesca é uma das maiores cooperativas de pesca em Portugal, sediada em Viana do Castelo. A missão de Vianapesca é a de criar valor para os armadores e pescadores locais sempre respeitando as regras ambientais que regem a actividade da pesca e contribuir para o equilíbrio sócio-económico da comunidade piscatória. A Cooperativa desenvolve uma ampla actividade comercial no apoio à colocação do pescado descarregado pela sua frota e na transformação de algum desse pescado em conservas de elevada qualidade com a marca Vianapesca.

Fundação Caixa Agrícola do Noroeste, que vai aproveitar esta oportunidade para promover cerca de 200 imóveis localizado no Alto Minho, e os projectos imobiliários na área do turismo e de âmbito social.

Goldenconquest que pretende promover o Parque da Cidade de Viana do Castelo através da venda de lotes da VianaPolis, SA, entidade que é detida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pelo Governo.

Esta empresa do sector imobiliário já adquiriu, através de empresas do próprio grupo, oito lotes desse mesmo Parque da Cidade e como vai iniciar a construção de apartamentos no próximo mês de Julho deste ano, pretende captar investidores quer seja para comprar apartamentos, ou mesmo parceiros para a construção.

As isenções fiscais que neste momento se verificam para pessoas que residam mais 180 dias em Portugal, serão também um argumento para cativar investidores particulares e individuais.

Recorde-se que a Goldenconquest lidera um consórcio que pretende investir mais de cem milhões de Euros no Parque da Cidade de Viana do Castelo e através da participação no Salão do Imobiliário e Turismo Português, encontraram a forma ideal de perseguir esses mesmos objectivos.

Paralelamente vão decorrer momentos de degustação de produtos regionais, num “confronto” saudável julgado pelo Chef Julien dos Santos e pelo crítico gastronómico Jean Dussaussoy,  sexta-feira, às 16,00 horas. No Sábado vão acontecer vários momentos, desde a participação na Conferência "Investir em Portugal", com o tema “Alto Minho, territoire touristique et d’investissement", à dinamização de iniciativas de animação. Destaque ainda para a organização de Happy Hours ao longo dos três dias, no stand do Alto Minho, associados a momentos dedicados à etnografia e gastronomia da região.

No Sábado, dia 19, o Presidente da Câmara Municipal de Caminha Dr. Miguel Alves vai estar presente no Salão do Imobiliário e Turismo Português, estando prevista uma intervenção na conferência “Investir em Portugal”, aproveitando esta oportunidade para promover as potencialidades do Alto Minho para viver, visitar e investir.

panorama viana do castelo Viana do Castelo