O IMOBINVEST "é o dois em um, onde todos ganham."

Imo Alfandega

Quem o afirma é o Presidente da  Associação dos Mediadores do imobiliário de Portugal, Francisco Bacelar.

Em vésperas da inauguração do IMOBINEST – Salão do Imobiliário,  que vai abrir portas já na próxima sexta-feira dia 11 de Maio, na Alfândega do Porto, entrevistamos o Presidente da Associação dos Mediadores do imobiliário de Portugal (ASMIP), Francisco Bacelar, que traça um panorama do sector imobiliário nos nossos dias e aborda as questões base do Salão.

- É quase um lugar comum afirmar que o sector imobiliário está em plena expansão no Grande Porto. Em que medida é isto verdade e que tipos de públicos buscam este mercado?

Sim, de facto os projectos, sobretudo de reabilitação, nascem quase como cogumelos, fruto da convergência entre a recuperação económica e a procura turística em crescimento exponencial. Esta procura potencia a rentabilidade dos investimentos imobiliários, o que atrai investidores e vai permitindo a renovação e reabilitação da velha e sempre leal cidade Invicta. Mas o crescimento não vive só de turismo pois a componente universitária e empresarial têm um peso significativo  e também de enorme potencial. Por último a crescente abertura da banca ao crédito imobiliário vem dinamizar de novo a compra de casa própria, num processo que a seu tempo vai criando condições para um mercado de habitação nova, que sendo fundamental para a economia, esteve quase estagnado no período de recessão.

- Em que medida um salão imobiliário contribui para desenvolvimento do sector?

Em face do dinamismo atrás referido, é óbvio que faz todo o sentido serem criadas condições para que os operadores de mercado disponham de eventos que lhes permitam potenciar a oferta junto de mais clientes, também eles ávidos de encontrarem as melhores soluções de investimento. É esse o objectivo, quase ancestral de todo o tipo de exposições e, irremediavelmente o Imobinvest não fugirá a essa regra, permitindo por essa via parte do desenvolvimento do sector.

- O que é mais importante, a exposição de operadores e produtos ou os seminários?

Nesse contexto, e no caso em concreto, fica difícil de definir se é maior a importância da componente exposição, ou os seminários, uma vez que a conjugação de ambos, essa sim, é que é fundamental. No fundo promove-se o encontro entre a oferta e procura, e ao mesmo tempo criam-se condições informativas e formativas para expositores e visitantes. É o dois em um, onde todos ganham.

Recordamos que o IMOBINVEST – Salão do Imobiliário, vai abrir as portas na sexta-feira dia 11 e vai funcionar até domingo, dia 13 de Maio, com o seguinte horário:

Sexta-feira (11/05) - 14h00 às 20h00

Sábado (12/05) - 10h00 às 20h00

Domingo (13/05) - 10h00 às 20h00

As entradas têm um custo de € 5,00

Paralelamente vão decorrer dez seminários, dinamizados por figuras relevantes, de âmbito nacional, nos temas a abordar. O programa do evento, inscrições e demais informação estão disponíveis em: http;//imbinvest.pt

franciscobacelar01 Francisco Bacelar, Presidente da Associação dos Mediadores do imobiliário de Portugal (ASMIP)