O Futuro está já ali…

Topo Cifmob

Decorreu ontem, sexta-feira dia 26 de Outubro, a CIFMOB – Conferencia Internacional da Mobilidade, que teve como tema, a mobilidade em 2050.

O palco foi montado na Alfândega do Porto e ao longo do dia este foi um espaço de reflexão sobre a mobilidade e os seus impactos nos territórios, nos veículos e nas pessoas, num futuro que está já ali ao virar da esquina.

FRANK M. RINDERKNECHT, um visionário não convencional, mas um homem desde sempre ligado à indústria automóvel, apresentou a sua visão do veículo do futuro e de como, cada vez mais, o automóvel terá “comportamentos” semelhantes aos de, por exemplo, um smart phone que tem que receber actualizações e de como isso poderá ser impactante no cidadão comum.

A condução autónoma é já uma realidade e num curto espaço de tempo o automóvel poderá ser uma mera plataforma, a que o visionário suíço chama de “skate”, com módulos intermutáveis, especializado para funções distintas, como o transporte de passageiros ou de mercadorias.

LUDWIG ENGEL é arquitecto e define-se como um futurista e urbanista, que na sua visão do futuro apresenta o automóvel e a cidade a comunicarem. O desaparecimento das ruas, tal como são hoje, a forma como o transporte será organizado, as redes de partilha, tudo isso poderá ser uma realidade num curto espaço de tempo.

ROBERT LLEWELLYN é comediante, actor e afirma-se como entusiasta científico e tecnológico.

Antes de mais, falou da sua experiência de utilizador de veículos eléctricos e dos seus comportamentos “verdes” em termos de consumos de energia. Enumerou vantagens, apontou comportamentos menos correctos por parte inclusive de governos que dependem, por exemplo do carvão para a produção de energia e de como taxam a produção energética descarbornizada.

Mais do que tudo, o entusiasta científico e tecnológico, que também é comediante e actor, falou da real e urgente necessidade de alterar comportamentos, na mobilidade, mas sobretudo no consumo de um modo geral.

Jorge Gabriel encerrou o evento, ao fim da tarde de ontem, tendo também o famoso apresentador de televisão, partilhado experiências e opiniões completamente alinhadas com a visão geral da conferência. É necessário mudar radical e rapidamente hábitos, em prol do futuro e da sustentabilidade do planeta.

A CIFMOB foi uma co-organização Zest – Marketing e Eventos e Renascença.

CIFMOB CIFMOB RINDERKNECHT Frank M. Rinderknecht

Conheça os oradores internacionais de CIFMOB

Topo Cifmob

A Conferência Internacional da Mobilidade – A Mobilidade em 2050, vai ter lugar na Alfândega do Porto no próximo dia 26 de Outubro. Ao todo, duas dezenas de convidados vão apresentar visões, vão debater e interrogar-se sobre o que será a mobilidade dentro de 32 anos.

Numa lista extensa de oradores, destacamos as presenças de:

cifmob FRinderknecht

FRANK M. RINDERKNECHT

Visionário não convencional

Frank M. Rinderknecht - nascido em 1955 - é o fundador e CEO da Rinspeed Inc. com sede em Zumikon na Suíça, onde se estabeleceu em 1977, como jovem estudante na ETH (Technical University of Zurich).

A importação de painéis solares dos EUA foi a sua primeira actividade comercial, mas a Rinspeed rapidamente se tornou pioneira na então recém-criada indústria de tuning.

Em 1995, a Rinspeed começou a construir protótipos proprietários e carros-conceito. A invenção do volante com controles integrados para rádio ou outras funções, sistemas de transmissão sustentáveis e sistemas de assistência ao motorista estão entre os principais marcos da história da empresa.

Depois de ter vendido todas os activos de tuning em 2008 para um concorrente alemão, as actividades de Frank estão centradas hoje em ser um “think tank” da indústria automóvel e não só e criar e promover tecnologias inovadoras, materiais e meios de mobilidade do amanhã.

A título particular, Frank Rinderknech é apaixonado por gastar seu tempo no mar, de preferência no Mediterrâneo.

cifmob ludwig engel

LUDWIG ENGEL

Futurista e Urbanista

Ludwig Engel trabalha como futurista e urbanista em questões que lidam com estratégias de longo prazo, as cidades do futuro e as utopias urbanas.

Estudou economia, ciências da comunicação e história cultural em Berlim, Frankfurt/Oder e Xangai. Trabalhou para o Think Tank da Daimler AG em estudos futuros e planeamento estratégico de longo prazo antes de iniciar o seu percurso independente.

Depois de várias atribuições de ensino nas áreas de previsão estratégica, futurologia, planeamento urbano e futuros urbanos, actualmente lecciona Planeamento Estratégico e Futurologia na Universidade de Belas Artes de Berlim e no Programa de Inovação em Design de Arquitectura na Universidade Técnica de Berlim.

Juntamente com Matthias Böttger e Stefan Carsten, ele publicou recentemente “Especulações Transformações - Pensamentos Sobre o Futuro das Cidades e Regiões da Alemanha” (Lars Müller Publishers) e organizou as exposições “Utopia Haus-Rucker-Co - Architectural reloaded“ e “J.Mayer. H - Strukturalien “na Haus am Waldsee Berlin, que lida com abordagens históricas e contemporâneas para repensar ambientes vividos.

cifmob robert llwellyn

ROBERT LLEWELLYN

Comediante, actor, entusiasta científico e tecnológico

Robert Llewellyn tem marcado presença regular na TV britânica há mais de 30 anos, como ator de comédia em “Red Dwarf”, apresentador do “Scrapheap Challenge”, “Hollywood Science”, “How Do They Do it?” e mais recentemente “Fully Charged”.

Nos últimos 8 anos, o “Fully Charged” cresceu de uma pequena série do YouTube no Reino Unido para a principal série de vídeos sobre veículos eléctricos e a revolução das energias renováveis e dos transportes a nível mundial.

Robert é o autor de 15 livros e viaja pelo mundo falando sobre a importância da transição energética e da transição vital para o desenvolvimento de tecnologias que não exijam combustíveis fósseis.

A CIFMOB vai abrir portas às 09.00 horas do próximo dia 26, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

O futuro da mobilidade vai ser discutido no Porto

Topo Cifmob

A Conferência Internacional o Futuro da Mobilidade, CIFMOB, vai-se realizar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, em 26 de Outubro próximo.

A CIFMOB vai ser um espaço privilegiado de apresentação e sobretudo de discussão, das tendências da mobilidade e da sua influência na vida das cidades, por alguns dos líderes de opinião nacionais e internacionais nestes temas.

Allison Arieff, jornalista do The New York Times, Frank M. Rinderknecht, um “visionário não convencional”, ou Miguel Monjardino, são alguns dos nomes de uma lista que inclui artistas, criativos, urbanistas, arquitectos, youtubers, cientistas, no fundo, um leque abrangente que inclui diversas visões e experiências sobre a mobilidade.

As diferentes abordagens vão ter, certamente, um papel fundamental na atracção do público que se interessa por estes assuntos, desde os profissionais do ramo automóvel aos legisladores, ou dos governantes ao cidadão comum, todos unidos pela antevisão dos futuros prováveis nas deslocações de pessoas e bens, de uma forma sustentável.

CIFMOB é uma co-organização da Zest - Marketing e Eventos, com a Rádio Renascença e vai decorrer durante o primeiro dia do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico – Salão da Mobilidade Sustentável, regressa à Alfândega do Porto de 26 a 28 de Outubro próximo.

cifmob

IMOBINVEST com balanço francamente positivo

Imo Alfandega

Num fim-de-semana em que o Porto esteve “mergulhado” em eventos e festejos, IMOBINVEST – Salão do Imobiliário fechou em alta.

A Alfândega do Porto recebeu o evento que se afirmou como o sítio de encontro entre os vários agentes imobiliários e o público em geral. Mais de 4.500 visitantes deslocaram-se ao Centro de Congressos da Alfândega, com o objectivo de visitarem um evento onde é possível vender, comprar, ou arrendar casa, ou imóveis.

“O balanço é extremamente positivo, apesar do número de visitantes ter ficado um pouco abaixo do que eram os nossos objectivos. Foi um fim-de-semana em que o Porto teve inúmeros eventos e festejos, que dificultaram o acesso à Alfândega, mas é evidente que num evento de imobiliária o principal factor para o sucesso é a qualidade dos visitantes e os seus objectivos e nesse aspecto estamos muito satisfeitos com esta primeira edição.” Declarou José Oliveira, da Zest – Marketing e Eventos, empresa organizadora do salão.

Para o sucesso do evento contribuíram os seminários ligados ao sector, que decorreram paralelamente e nestes as melhores expectativas foram superadas.

“Os mais de 500 participantes nos seminários tornaram-nos num objectivo largamente ultrapassado. A qualidade dos seminários quer pelos temas, quer pelos seus oradores, foi uma das principais razões para o sucesso nas actividades paralelas do Imobinvest 2018.” Refere o organizador.

Quanto a uma possível repetição do evento: “A Zest está convencida que o Imobinvest 2019 será uma realidade, talvez numa nova data, mas tudo vai depender das empresas. Neste momento ainda não temos uma definição global dos participantes de 2018, apesar de informalmente sabermos que esta edição foi muito positiva para a maioria das empresas.” Rematou José Oliveira.

imobinvest 2 3 imobinvest 9583 imobinvest 9545

Fotos de RNZ Digital

IMOBINVEST terceiro dia

Imo Alfandega

Cumpriu-se o segundo dia de IMOBINVEST – Salão do Imobiliário e o público aderiu mais uma vez.

Hoje (Domingo dia 13) tem lugar o terceiro e último dia do evento que na Alfandega do Porto junta seis dezenas de expositores com o público que pretende comprar, vender ou arrendar casa.

Para além do salão do imobiliário, em IMOBINVEST realizam-se também seminários, de relevante importância para o sector, promovidos por figuras de destaque nacional.

Programa para hoje Domingo

Conheça o Porto Para o Vender Melhor é o mote para o primeiro seminário, agendo para as 11,00 horas e a cargo de Manuel de Sousa. Às 15,00 horas João Paleta vai apresentar “Como Criar uma Carreira de Sucesso no Imobiliário” e o programa vai fechar com Home Staging – Potencie o valor do seu imóvel, a cargo de Diana Oliveira, às 19,00 horas.

imibinvest seminario “O Mercado Imobiliário de Luxo no Porto – Perspectivas de Evolução”, seminário/debate realizado no Sábado, dia 12 de Maio.

imobinvest dom IMOBINVEST na Alfândega