Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico - Apresentação

salao hibrido cabecalho

O novo paradigma da mobilidade vai estar em foco na Alfândega do Porto, de 13 a 15 de Outubro.

As principais marcas automóvel já confirmaram a presença no certame que pretende trazer ao público alternativas aos actuais sistemas de mobilidade. Além da exposição inteiramente dedicada aos veículos eléctricos “plug-in” e híbridos, o certame vai incluir seminários, palestras e experiências ao volante, que vão permitir conhecer as mais recentes propostas para a nova mobilidade.

Na Alfândega do Porto vão estar expostos, em discussão, e como experiências, as nova propostas para uma mobilidade sustentável, para uma mobilidade que permita um futuro mais limpo e um planeta mais saudável. Atualmente os automóveis híbridos, plig-in e eléctricos, apresentam as respostas necessárias, para um futuro em que a mobilidade apresente soluções mais limpas e com emissões poluentes mais baixas, ou nulas.

Híbridos, eléctricos e plug-in, o que são?

Em comum qualquer deste veículos apresenta soluções que são o futuro da mobilidade, Emissões mais baixas, ou mesmo inexistentes, fruto da presença de motores eléctricos fazem com que neste tipo de veículos resida a mobilidade sustentável do futuro próximo.

Automóvel elétrico é um tipo de veículo cuja propulsão é assegurada por motores elétricos. Os automóveis elétricos integram o grupo dos veículos “zero emissões”, pois têm um motor não poluente, nem emitem ruído considerável, pois são mais silenciosos que motores de combustão interna.

Automóvel híbrido é um veículo que possui um motor de combustão interna e um motor elétrico que permite reduzir o esforço do motor de combustão e assim reduzir os consumos e subsequentemente as emissões.

Automóvel híbrido plug-in, normalmente chamado apenas de “plug-in”, é um automóvel híbrido cuja bateria utilizada para alimentar o motor elétrico pode ser carregada directamente na rede, ou gerador. Este tipo de veículo tem as mesmas características dos automóveis híbridos convencionais, mas com maior autonomia em condução unicamente elétrica e, como tal, com substancial redução de emissões.

A Alfândega do Porto

O Melhor Centro de Congressos da Europa, no coração do Melhor Destino Europeu, vai ser o local onde o Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico se vai realizar.

Aqui foram encontradas as melhores condições para a realização do evento, pois num único local é possível reunir o espaço de exposições, sala para palestras, local para realização de experiências ao volante (Test Drive Galp) e, sobretudo, toda a beleza de um espaço único, com grande tradição no sector automóvel. Recorde-se que a Alfândega do Porto acolhe o museu dos transportes e o seu espólio automóvel.

Ao todo o Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico vai ocupar uma área superior a 4.000 m2 de exposição, onde as 12 marcas presentes vão ter mais de quatro dezenas de modelos para mostrar. Na área do Test Drive GALP o público vai dispor de mais de 30 modelos diferentes para testar.

Marcas automóvel presentes

Com 12 marcas presentes o Salão do Híbrido e Elétrico reúne praticamente toda a oferta existente no mercado nacional, entre os modelos híbridos, eléctricos e plug-in. Ao todo vão ser mais de 40 modelos em exposição.

A saber, por ordem alfabética:

BMW

Hyunday

Lexus

Nissan

Mini

Mitsubishi

Renault

Smart

Tesla

Toyota

Volkswagen

Volvo

Todas as marcas vão estar presentes com as mais recentes novidades disponíveis no mercado nacional.

Outras marcas presentes

São várias as marcas e instituições que aderiram já ao Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico e cuja presença é fruto do entendimento do mercado por estas, mas também da confiança que depositam na organização do Salão.

Expositores:

EFACEC

Prio

Patrocinador:

GALP, que se afirma como o principal distribuidor de energia no mercado nacional e além fronteiras, é o principal apoio do evento.

Apoio institucional:

Mobie E, é uma empresa pública que, por indicação da tutela, assegura a gestão de fluxos energéticos e financeiros resultantes das operações da rede de mobilidade eléctrica.

Apoios:

ACP, Automóvel Clube de Portugal

APVE, Associação Portuguesa do Veículo Elétrico

CEIIA, Centro de Excelência para a Inovação na Indústria Automóvel

STCP. Sociedade de Transportes Coletivos do Porto

UVE, Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos

Programa do evento

O Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico vai abrir as portas ao público às 10.00 horas de Sexta-feira, dia 13 de Outubro.

A inauguração oficial do Salão vai ser às 11.00 horas, com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, Engenheiro José Mendes.

Encerra às 22.00 horas.

Nos dias 14 e 15, sábado e domingo, o Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico abre novamente às 10.00 horas.

O encerramento no sábado vai ser às 22,00 e domingo às 20.00 horas.

Paralelamente com a exposição vão decorrer as experiências de condução, na área Test Drive Galp, e estão ainda previstas duas dezenas de seminários, com o objetivo de debater, partilhar e esclarecer o público sobre a mobilidade sustentável.

Organização

A organização do Salão do Automóvel  Híbrido e Elétrico  está a cargo da Zest – Marketing e Eventos, empresa com larga experiência na organização de eventos, com enfoque nos sectores automóvel e da energia.

sahe joliveira José Oliveira, organizador do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico