Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico superou expectativas

salao hibrido cabecalho

Mais de 12.000 Visitantes. Mais de 2.000 Test Drives. Mais de 500 Participantes em Seminários. A próxima edição já tem data marcada para Outubro de 2018.

Quando o Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico – Salão da Mobilidade Sustentável foi lançado as expectativas de público estavam entre os sete mil e os dez mil visitantes. Feitas as contas, no encerramento do evento, os números superaram as expectativas mais optimistas.

De sexta a domingo o Salão recebeu 12.223 visitantes, que realizaram 2.183 test drives e houve 503 participações nos Seminários.

“Partimos para este evento com expectativas elevadas, mas sempre com a certeza de que sendo uma primeira edição há sempre riscos. Antes de mais tivemos que conquistar a confiança dos parceiros, dos expositores e depois tivemos que conquistar a confiança do público.” Começa por comentar José Oliveira, Director Geral do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico.

Por isso, as melhores expectativas da organização, apontavam para 10 mil visitantes, número que foi claramente ultrapassado. “É verdade, fechamos o evento com um balanço francamente positivo, com 2.200 visitantes mais do que as nossas melhores expectativas. Estamos muito contentes com a forma como o Salão decorreu, inclusive os seminários, que tiveram 503 participantes, mas mais importante do que tudo foram as opiniões que recebemos dos nossos parceiros, que estão também muito satisfeitos com a participação no Salão (do Automóvel Híbrido e Elétrico).” Rematou o Director do evento.

Com base na experiência, o Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico – Salão da Mobilidade Sustentável, tem já data para Outubro de 2018 e a Alfândega do Porto, vai voltar a ser palco. 

Imagens do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico

salao hibrido cabecalho

A mobilidade sustentável está em foco na Alfândega do Porto, até amanhã, domingo, às 20 horas.

Falar de mobilidade sustentável é naturalmente falar de automóveis, mas também de outras formas de locomoção pessoal, com emissões reduzidas, ou mesmo nulas de gases nocivos.

As sugestões apresentadas no Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico vão bem para além da meia centena de automóveis expostos.ashe tesla sahe lexus sahe segway 

sahe mini

O Test Drive Galp é um espaço exterior, onde estão disponíveis quatro dezenas de automóveis híbridos e elétricos, para que o público possa ter a experiência de conduzir um destes automóveis.

sahe tdrive sahe tdrive2 

O Salão Nobre da Alfândega do Porto recebeu ontem, sexta-feira, a cerimónia de abertura do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico. é também neste local que se realizam hoje a amanhã os seminários.

sahe semin

Programa dos semniários para hoje e amanhã

Custo por seminário de 2 € que reverte na totalidade para a Liga Portuguesa Contra o Cancro

 
14 OUTUBRO    
Horas Actividade Orador
11:00 Caracterização da rede pública de carregamento - MOBI.E Nuno Bonneville
15:00 A mobilidade elétrica em Portugal - UVE Henrique Sanchez
16:30 Integração de veículos elétricos nas redes elétricas - FEUP João Peças Lopes
18:00 Redes veiculares e o futuro da mobilidade urbana - STCP/VENIAM Henrique Cruz
15 OUTUBRO     
Horas Actividade Orador
11:00 Testemunhos de utilizadores de veículos elétricos - UVE Manuel Reis / João Gonçalves
15:00 Tecnologia dos Veículos Híbridos e Elétricos - Car Academy José Carlos Pedro
16:30 Fiscalidade - CEIIA Miguel Amado
18:00 Mobilidade de tração elétrica: estratégias para o armazenamento de energia - FEUP Adélio Mendes

Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico abriu hoje às dez horas

salao hibrido cabecalho

Quase uma centena de veículos híbridos, eléctricos e “plug-in” está patente na Alfândega do Porto, que até Domingo é a montra do novo paradigma da mobilidade. 

O Secretário de Estado Ajunto e do Ambiente, Professor José Gomes Mendes, abriu oficialmente o Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, tendo no seu discurso realçado a necessidade de se alterar o actual paradigma da mobilidade, no sentido da utilização de meios de transporte descarbonizados.

O público tem expostos 50 veículos de 16 marcas automóvel e não só, pois aos automóveis expostos acrescentam-se ainda veículos de locomoção pessoal, com emissões nulas, por exemplo.

Teste Drive Galp é um espaço em que o público pode desfrutar de mais quatro dezenas de veículos, híbridos, “plug-in” e eléctricos, para a realização de experiências de condução deste tipo de automóveis.

Uma antestreia nacional

A Peugeot apresenta pela primeira vez ao público nacional o Partner Tepee Electric, o modelo “estrela” que está no Salão em antestreia, uma vez que o seu lançamento comercial está previsto apenas para o final deste mês. A este junta-se ainda o Peugeot iOn

BMW

O BMW i8 é o veículo em destaque, ao qual de se junta naturalmente o i3, no espaço da marca de Munique.

Carina Nunes da Silva, Brand Manager BMW i, falou-nos sobre a experiência de participar no Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico.

- Como vê o salão do Automóvel Híbrido e Elétrico (Porto 2017) no contexto da mudança do paradigma da Mobilidade?

"É uma excelente montra para a mobilidade eléctrica, onde os utilizadores poderão num espaço só ter acesso direto a quase todas as marcas. Trata-se de um evento que em muito contribui para a mudança que acontecerá mais rápido do que possamos imaginar. Importante nesta fase e através deste tipo de evento é esclarecer dúvidas e até alguns mitos."

- O que vos fez decidir estar presentes neste salão (exposição, palestras, text-drive, o espaço onde se realiza)?

"A nossa presença no evento deve-se a diversos factores. Em primeira instância pelo facto do evento se realizar na nossa área de influência geográfica, num espaço icónico do Porto e depois porque a BMW e Caetano Baviera Porto pretendem fazer parte da mudança do paradigma da mobilidade e ter a oportunidade de contactar com o máximo de utilizadores possível durante o evento. Estamos expectantes."

Paralelamente com o Salão decorrem ainda vários seminários, todos dedicados ao tema. O Programa está disponível em: http://salaoautomovelelectrico.pt/ 

sahe sec estado Secretário de Estado Adjunto e do Ambinte, Professor José Gomes Mendes,

sahe bmw

sahe peugeot  Peugeot Partner Tepee Electric, uma antestreia nacional

Alfândega do Porto vai abrir portas ao Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico

salao hibrido cabecalho

O Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico - Salão da Mobilidade Sustentável vai abrir as portas amanhã, sexta-feira 13 de Outubro, na Alfândega do Porto.

A presença de 18 marcas, com mais de meia centena de automóveis, entre eles o SUV elétrico mais rápido do mercado, a realização de experiências ao volante e os seminários são alguns dos pontos fortes deste certame, que se vai manter aberto ao público até às 20,00 horas do próximo domingo.

A Tesla vai ter o Model X e o Model S quer em exposição, quer disponível para experiências de condução. Realce-se ainda o facto de que o Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico vai receber o SUV mais rápido do mercado, o Model X P100D.

Seminários

Durante o Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico vão-se realizar 12 seminários, cuja participação tem um custo de 2,00 Euros. A receita gerada será totalmente entregue à Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Estes seminários vão ser o local privilegiado para esclarecer o público sobre o futuro imediato da mobilidade e vão decorrer todos os dias do evento, entre as 11:00 e as 18:00 h. Para participar basta fazer a inscrição em http://salaoautomovelelectrico.pt ou no próprio dia, mas sujeita à disponibilidade de lugares da sala.

Custo por seminário de 2 € que reverte na totalidade para a Liga Portuguesa Contra o Cancro

13 OUTUBRO     
Horas Actividade Orador
11:00 Abertura oficial com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente
11:30 A solução inteligente para a mobilidade urbana do futuro - CEIIA Helena Silva / Vladimiro Feliz
14:00 Mobilidade Sustentável e Inteligente: Desafios e Oportunidades de Investigação Científica - Universidade de Aveiro Margarida Coelho
16:30 Visão da mobilidade - Toyota e Lexus Victor Marques
18:00 Veículos elétricos, o futuro chegou! - FEUP e Nissan Rui Esteves Araújo / Sílvia Amaral
14 OUTUBRO     
Horas Actividade Orador
11:00 Caracterização da rede pública de carregamento - MOBI.E Nuno Bonneville
15:00 A mobilidade elétrica em Portugal - UVE Henrique Sanchez
16:30 Integração de veículos elétricos nas redes elétricas - FEUP João Peças Lopes
18:00 Redes veiculares e o futuro da mobilidade urbana - STCP/VENIAM Henrique Cruz
15 OUTUBRO     
Horas Actividade Orador
11:00 Testemunhos de utilizadores de veículos elétricos - UVE Manuel Reis / João Gonçalves
15:00 Tecnologia dos Veículos Híbridos e Elétricos - Car Academy José Carlos Pedro
16:30 Fiscalidade - CEIIA Miguel Amado
18:00 Mobilidade de tração elétrica: estratégias para o armazenamento de energia - FEUP Adélio Mendes

A maioria dos seminários vai estar disponível em direto na página https://www.facebook.com/salaoautomovelhibridoeletrico/
 

O que ver na Alfândega do Porto a partir de sexta-feira?

salao hibrido cabecalho

Quatro das 18 marcas presentes no Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico - Salão da Mobilidade Sustentável, falam da respectiva participação no evento que vai acontecer na Alfândega do Porto, de 13 a 15 de Outubro.

Volvo  (Pedro Lobo, Sales Manager at Auto Sueco Automóveis / Volvo)

A participação no salão está englobada na nossa estratégia de lançamento do novo modelo Volvo XC60 e na divulgação da nossa gama hibrida. A localização do salão foi também factor de decisão.

As 2 viaturas em exposição no nosso “stand” serão: 

O novo Volvo XC60 T8 PHEV R-Design (320 cv + 87 cv) como “estrela” e o Volvo V60 D6 PHEV R-Design (220 cv + 68 cv) 

Para teste de condução no exterior, vamos utilizar 2 viaturas:

O Volvo XC90 T8 PHEV Inscription (320 cv + 87 cv) e o Volvo V60 D6 PHEV Momentum (220 cv + 68 cv)

Toyota e Lexus  (Vitor Marques, Public Relations Manager for Toyota and Lexus e Miguel Finisterra, Director de Marca Lexus Portugal)

- Como vê o salão do Automóvel Híbrido e Elétrico (Porto 2017) no contexto da mudança do paradigma da Mobilidade?

Com o lançamento da 1ª geração Prius em 1997, a Toyota promoveu uma revolução na eletrificação do automóvel. Em 2015 lançou o Toyota Mirai – o primeiro sedan movido a hidrogénio de produção em série do mundo. Hoje a Toyota e a Lexus celebram o sucesso de sua inovadora tecnologia de motorizações full hybrid com vendas de mais de 10 milhões de veículos híbridos no mundo, sendo também a marca líder na venda de híbridos em Portugal e em todos os países da Europa. Assim sendo a Toyota e a Lexus continuarão a ser uma referência relativamente à mobilidade amiga do ambiente e terão um papel importante neste contexto.

- O que vos fez decidir estar presentes neste salão (exposição, palestras, text-drive, o espaço onde se realiza)?

Com 20 anos de experiência nos híbridos este salão é mais uma forma de poder esclarecer e contactar com o grande público sobre os benefícios da eletrificação e apresentar a gama mais alargada de modelos híbridos do mercado 8 Toyota e 8 Lexus

Relativamente à Lexus acrescento  que se trata da única marca a disponibilizar motorizações hibridas em todos os modelos da sua gama em comercialização. O maior destaque irá para o Lexus LC500h, coupé  de Luxo de alta performance com sofisticado e arrojado design e que incorpora a tecnologia “Lexus Hybrid drive” e estreia uma nova transmissão Multistage que permite a melhoria de exploração de todas as potencialidades do sistema hibrido. Também em destaque a estreia do novo Lexus CT200h, modelo hibrido compacto e destinado a um publico jovem e urbano que  aprecia uma condução dinâmica mas que tem também uma especial preocupação com o meio ambiente. Outros modelos em exposição e demonstração: Sedan Lexus IS300h, Coupé RC300h e SUV NX300h.

Hyundai (Paulo Ferreira - Diretor de Comunicação e RP da Hyundai Portugal)

- Como vê o salão do Automóvel Híbrido e Elétrico (Porto 2017) no contexto da mudança do paradigma da Mobilidade?

Este tipo de eventos é fundamental no atual contexto da mobilidade. O futuro passa cada vez mais pela mobilidade ecológica, e a Hyundai tem tido, ao longo dos anos, uma abordagem orientada para a tecnologia e inovação.  Para fortalecer esta posição de vanguarda, tanto no segmento de eco-mobilidade como também na tecnologia de Fuel Cell, a marca vai lançar, até 2020, 14 novos modelos ecológicos (cinco híbridos, quatro plug-in híbridos, quatro elétricos e um veículo elétrico Fuel Cell). Garantindo mais investimento no conceito de mobilidade futura, como a condução autónoma, iniciativas de car sharing, plataformas de conectividade e last mile mobility, a Hyundai tornará a tecnologia acessível a todos.

 - O que vos fez decidir estar presentes neste salão (exposição, palestras, text-drive, o espaço onde se realiza)?

Faz todo o sentido, para a Hyundai Portugal, a presença num evento focado apenas em veículos ecológicos e que, por isso, se dirige também a um target muito específico. 

Eventos deste tipo são muito relevantes, na medida em que combinam a apresentação estática dos modelos com a realização de test-drives dinâmicos e ainda palestras e workshops com especialistas. Com este tipo de agenda, cria-se uma envolvente muito atrativa, que é positiva para as marcas e principalmente para o publico que procura este tipo de modelos.

Sobre o Hyundai IONIQ

O IONIQ é o primeiro automóvel com 3 motorizações elétricas disponíveis: IONIQ Híbrido, Elétrico e Plug-in.  A gama IONIQ democratiza a tecnologia tornando a mobilidade elétrica mais acessível. Desde o lançamento da versão híbrida, no ano passado, o IONIQ já recebeu treze prémios europeus dos quais destacamos vários títulos de “Carro do ano” por toda a Europa, pela sua performance em geral, um prémio Red Dot design em 2016 e ainda no que diz respeito à segurança uma distinção de 5 estrelas atribuída pelo Euro NCAP. Em Portugal, o IONIQ Hybrid recebeu o prémio de Ecológico do ano 2017.