Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.

Circuito de Braga - Sábado

O Circuito Vasco Sameiro em Braga é, este sábado, palco das sessões de treinos livres e cronometrados do Campeoanto Nacional de Velocidade Turismos (CNVT), TCR Portugal (TCR P), Campeonato Nacional de Clássicos Circuitos (CNCC) e Campeonato Nacional de Clássicos Circuitos 1300 (CNCC1300), assim como o Campeonato Nacional Legends (CNL).

No CNVT, TCRP estão agendadas as duas primeiras, das quatro corridas previstas no programa do Braga Racing Weekend.

CNVT

Treino Livre 1

Com uma volta em 1m23.528s César Machado (Seat Leon Cup Racer) foi o piloto mais rápido na primeira sessão de treinos livres, disputada esta manhã no Circuito Vasco Sameiro em Braga. Com os três mais rápidos separados por escassos 0.046s, Edgar Florindo (Seat Leon TCR) foi quem logrou terminar no segundo posto, não conseguindo bater o seu colega de equipa (Speedy Motorsport) por apenas 0.004s. O Audi RS3 LMS do Sporting Clube de Braga, de Rafael Lobato e Patrick Cunha ficou na terceira posição.

Entre os TCR2 o Seat Leon Supercopa de João Sousa e Rita Graça foi o mais rápida na abertura da jornada bracarense.

João Pedro Faria e João Batista não chegaram a colocar em pista o seu Kia Ceed, depois de verem o motor do carro Sul Coreano partir-se na tarde de ontem.

Treino Livre 2

César Machado voltou a colocar o seu Seat Leon Cup Racer no topo da tabela de tempos no segundo treino livre da jornada de Braga do Racing Weekend, melhorando em quase meio segundo o tempo conseguido na primeira sessão.

Francisco Mora (Seat Leon TCR), que não alinhou no anterior treino livre, conseguiu ser o segundo mais rápido a 0.204s do piloto famalicense.

Francisco Abreu melhorou a sua performance em quase um segundo, comparativamente à sessão inicial e colocou o Golf Gti TCR ao terceiro posto. João Sousa e Rita Graça foram os mais fortes entre os TCR2.

Qualificação 1

Rafael Lobato quebrou a hegemonia que César Machado tinha demonstrado durante as sessões de treinos livres e conseguiu garantir a pole-position para a primeira e quarta corrida do Campeonato Nacional de Velocidade Turismos, TCR Portugal. Ao ser o primeiro, e único até ao momento, a baixar o tempo de uma volta ao traçado bracarense para 1m22.872s, o piloto do Audi RS3 LMS não deu hipóteses à concorrência. O líder do campeonato, Francisco Mora também esteve em grande nível na primeira sessão de qualificação ao garantir o segundo melhor tempo (1m23.099).

Depois do domínio inicial, César Machado (Seat Leon Cup Racer) não conseguiu chegar aos tempos realizados na parte da manhã e não foi assim além do terceiro tempo. Francisco Abreu colocou o seu Golf Gti TCR na quarta posição, garantido assim um lugar na segunda linha da grelha.

João Sousa (Seat Leon Supercopa) com o oitavo posto foi o melhor TCR2.

Qualificação 2

Francisco Mora (Seat Leon TCR) conseguiu chamar a si a primeira posição da grelha de partida para a segunda e terceira corrida da jornada do Braga Racing Weekend ao conseguir efetuar uma volta em 1m29.917s, batendo claramente os mais diretos adversários. Francisco Abreu (Golf Gti TCR) foi o segundo mais veloz mas a 0,748s do líder do campeonato. César Machado (Seat Leon Cup Racer) voltou a repetir o resultado alcançado na primeira qualificação ao realizar o terceiro melhor tempo. O piloto de Vila Nova de Famalicão irá ter ao seu lado Edgar Florindo (Seat Leon TCR) que fechou o lote de pilotos que rodaram abaixo de 1m24s

No TCR2 João Sousa (Seat Leon Supercopa) foi o mais rápido.

Corrida 1

Francisco Mora (Seat Leon TCR) dominou por completo a primeira corrida da jornada do Racing Weekend em Braga, após um arranque que lhe permitiu bater, ainda antes da primeira curva, o detentor da polé-position (Rafael Lobato). Durante as 14 voltas o líder não sentiu grandes dificuldades em consolidar a liderança, mantendo até final um ritmo seguro e eficaz.

Mais intensa foi a luta pela segunda posição entre César Machado e Rafael Lobato que até à sexta volta conseguiram manter viva a discussão pela posição, altura em que o piloto do Audi RS3 LMS vitima de um problema na roda traseira teve de abrandar o ritmo e posteriormente parar nas boxes.

Edgar Florindo que tinha na partida ultrapassado Francisco Abreu e comandado, até meio da corrida, um trio composto ainda por Eduardo Leitão, foi gerindo a partir do abandono de Lobato a terceira posição que logrou subir ai pódio no final.

João Sousa fez uma corrida tranquila e venceu entre o TCR2

Disse o vencedor (Francisco Mora)

Sabia que iria ser extremamente importante as primeiras cinco voltas e por isso tentei fazer um bom arranque. Parti de segundo e consegui passar para a frente da corrida. A partir daí tentei fazer uma meia dúzia de voltas fortes mas também e pensar na gestão dos pneus. Aqui em Braga está muito calor e não é fácil fazer essa gestão. Felizmente correu tudo bem e estou muito contente pois foi uma boa operação em termos de contas do campeonato. Espero que as próximas três corridas sejam tão boas como esta.

1ª Volta – Francisco Mora assume o comando na primeira curva depois de ter efetuado uma excelente partida. César Machado também conseguiu passar o detentor da pole (Rafael Lobato) que caiu assim para terceiro.

2ª Volta – Luta intensa entre César Machado e Rafael Lobato. Trio formado por Edgar Florindo, Francisco Abreu e Eduardo Leitão discutem a quarta posição.

6ª Volta – Rafael Lobato furou a roda traseira direita numa altura em que continuava a pressionar fortemente César Machado. O piloto do Audi RS3 LMS entrou na boxe no final da volta.

10ª Volta – Francisco Mora comanda com uma vantagem bem alargada para o César Machado. Na luta pela terceira posição, Edgar Florindo distancia-se de Francisco Abreu e Eduardo Leitão.

13º Lugares praticamente definidos na primeira corrida com Francisco Mora e dominar em absoluto. César Machado confortável na segunda posição e Edgar Florindo sem pressão no ultimo lugar do pódio.

Corrida 2

Francisco Mora voltou a dominar em absoluto e venceu sem qualquer contestação a segunda corrida do dia reservada ao CNVT e TCR Portugal. O piloto do Seat Leon TCR partiu da pole-position, não se deixou surpreender pelos adversários e durante as 15 voltas ao Vasco Sameiro foi paulatinamente aumentando a sua liderança para, no final, terminar com mais de 12s sobre o mais direto perseguidor.

Se na discussão pela vitória não houve qualquer luta, o mesmo já não aconteceu nas posições seguintes. César Machado, que saiu da segunda posição, falhou completamente o arranque, ficou parado na grelha e caiu para a ultima posição. Nessa posição estava segundos antes Patrick Cunha que começou aqui uma recuperação, levando atrás de si o jovem famalicense. Ao cabo de cinco voltas, Florindo que tinha ultrapassado Francisco Abreu na primeira curva começava a ver o Audi RS3 LMS na sua traseira mas, quem não conseguiu aguentar a posição foi mesmo o piloto bracarense que viu César Machado roubar-lhe o ultimo lugar do pódio na nona volta. Até final o famalicense ainda tentou chegar ao seu colega de equipa (Speedy Motorsport) mas sem consequência.

Bem viva foi também a luta pelo quinto posto entre Francisco Abreu e Gustavo Moura com vantagem para o piloto do Golf Gti TCR. João Sousa voltou a vencer no TCR2

1º Volta – César Machado fica “colado” na grelha de partida e arranca quando já todo o pelotão tinha passado. Francisco Mora volta a fazer uma boa largada e começa logo aqui a liderar. Francisco Abreu chega a terceiro no final da primeira curva mas cede logo de seguida a posição a Edgar Florindo.

2ª Volta – Patrick Cunha e César Machado recuperam lugares e intrometem-se na luta pelo pódio. Luta acesa mais atrás entre Francisco Abreu, Gustavo Moura e Eduardo Leitão.

5ª Volta – Francisco Mora já lidera com 8.8s de vantagem para um trio composto por Edgar Florindo, Patrick Cunha e César Machado.

8º Volta – Edgar Florindo aproveita a luta entre Patrick Cunha e César Machado para distanciar-se ligeiramente na segunda posição. O líder já está a 10.5s

9ª Volta – César Machado consegue ultrapassar Patrick Cunha e coloca-se agora no encalço do seu colega de equipa Edgar Florindo.

12º Volta – 12,8s é a vantagem que Francisco Mora leva na frente da corrida. Posições quase definidas, exceção para a luta pela quinta posição.

13º Volta – Francisco Abreu consegue levar a melhor sobre Gustavo Moura e garante praticamente o quinto posto.

Final -  Mora vence com 12.106s de vantagem sobre Edgar Florindo. César Machado consegue garantir a melhor volta da corrida com 1m24.112s

Disse o vencedor (Francisco Mora)

“Eu queria acabar o dia da mesma maneira que comecei, a vencer, e consegui. Penso que a gestão que consegui fazer na primeira corrida trouxe agora os seus frutos e a minha vantagem no campeonato é agora de mais de cinquenta pontos. Espero que amanhã consiga voltar a repetir os resultados de hoje, isso significava que quase garantia a revalidação do titulo”.

 

NunOrganistA 1 7 Francisco Mora, Seat Leon

NunOrganistA 1 4 Rafael Lobato, Audi RS3 LMS

Legends

Treino Livre

Luís Delgado precisou apenas de uma volta lançada aos 3.020 km do Circuito Vasco Sameiro para colocar o seu Ford Sierra RS500 na primeira posição da tabela de tempos na sessão de treinos livres. João Novo, também em Ford Sierra RS500 foi o segundo mais rápido, seguido de Paulo Sousa que com o BMW E36 M3, da classe PH99, fechou o lote dos pilotos que conseguiram rodar em 1m30s. Em pista estiveram 31 concorrentes.

Manuel Fernandes (Alfa Romeo 156) foi o mais veloz entre os concorrentes da FEUP3, tendo Pedro Sousa que partilha o Fiat Punto com Miguel Rodrigues levado a melhor na FEUP2.  Em pista estiveram 31 concorrentes.

Qualificação

Confirmando aquilo que tinha acontecido nos treinos livres, Luís Delgado dominou em absoluto a Qualificação alcançando a primeira posição da grelha de partida para a corrida de amanhã. A prestação do piloto do Ford Sierra RS 500 foi de tal forma avassaladora que o tempo conseguido, 1m26.227s, deixou o mais direto adversário, no caso Paulo Sousa (BMW E36 M3), a 3.426s. João Novo (Ford Sierra RS 500) não conseguiu bater o tempo obtido de manhã e quedou-se assim com o terceiro melhor tempo, partindo para o corrida na segunda linha da grelha, onde terá a companhia de Pedro Alves (Citroen Saxo).

NunOrganistA 1 15 2 Luis Delgado, Ford Sierra 

Clássicos

Treino Livre

João Macedo Silva (Porsche 911 RSR) dominou a sessão de treinos livres ao conseguir a sua volta mais rápida em 1m27.185s. Com os Históricos 75 a dominaram as primeiras posições da tabela de tempos, Rui Costa e Joaquim Jorge colocaram os Ford Escort RS 1600 na segunda e terceira posições respectivamente.

Qualificação

Tal como era espectável, João Macedo e Silva garantiu a primeira posição na grelha de partida para a primeira corrida do Campeonato Nacional de Clássicos Circuitos ao realizar uma volta em 1m25.518s. O piloto do Porsche 911 RSR destacou-se claramente da concorrência que tem em Joaquim Jorge (Ford Escort RS 1600) o líder de um grupo, de cinco pilotos, que terminaram a qualificação separados por cerca de 1s. Carlos Vieira, Rui Costa, Rui Alves e Rui Azevedo colocaram os seus Ford Escort RS1600 nas posições seguintes e formaram as segunda e terceira linhas da grelha de partida.

NunOrganistA 1 13 João Macedo Silva, Porsche 911 RSR

Clássicos 1300

Treino Livre

O líder do campeonato H75, Luís Alegria, iniciou da melhor forma a jornada bracarense ao bater os seus adversários na sessão de treinos livres disputada na manhã de sábado. O piloto do Datsun 1200 Coupe efetuou uma volta ao Circuito Vasco Sameiro em 1m34.419s, batendo por 0.368s o seu mais direto rival nas contas pelo titulo, José Fafiães (Datsun 1200). O terceiro mais rápido da sessão, Filipe Nogueira (Morris Mini 1275 GT) gastou mais 1.165s que Luís Alegria.

Qualificação

Depois de Luís Alegria ter dominado os treinos livres, foi a vez de José Fafiães impor o seu Datsun 1200 e garantir o melhor tempo na qualificação entre os Clássicos 1300. Fafiães precisou apenas de 3 voltas para realizar uma “super volta” ao traçado de Braga e deixar o seu adversário direto, Luis Alegria, a 1.195s. Os Datsun 1200 monopolizaram as três primeiras posições da grelha de partida, cabendo a Arnaldo Marques a terceira posição. A segunda linha da grelha terá ainda Filipe Nogueira (Morris Mini 1275 GT).

NunOrganistA 1 14 Luís Alegria, Datsun 1200 Coupe

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.